sexta-feira, 26 de abril de 2013

GASTRONOMIX // Festival Nova Cozinha Argentina

O restaurante BierFass Lago, no Pontão do Lago Sul (Brasília),  recebe o chef argentino Martin Baquero para o primeiro Festival  Gastronômico Sabores da Nova Cozinha Argentina, entre os dias 22 e 25 de maio.

Para este festival, Baquero criou menu de sete passos:

1 - Salmão  demi cuit  com notas cítricas
2 - Trilhas do atlântico  (uma espécie de peixe) marinadas em azeite de oliva de primeira prensa de Maipu Mendoza com pimentões Calahorra
3 - Mollejas de cordeiro caramelizado, melaço, quinoa  cremosa e queijo de ovelha;
4 - Foie gras com sorbet de manga e redução de cabernet e mix de alcaparras e milho salgado; ojo de bife  com batatas confitadas e redução de morcilla e chimichurri;
5 - Pre post sorbet de erva mate e limão
6 - Arroz com leite tostato e sorvete de doce de leite
7 - Petit fours, palmeritas, alfajor criollo e sonho. 

Para completar a experiência gastronômica, há a possibilidade de optar pelo cardápio harmonizado com vinhos argentinos. 

Sobre o chef Martin Baquero
Com 21 anos de profissão, Martin Baquero é um dos mais renomados chefs de cozinha da Argentina. Formado pelo Instituto Argentino de Gastronomia, em Buenos Aires, e na Escola de Hotelaria e Gastronomia, em Mar del Plata, ele é membro fundador da Gastronomia Argentina Jovem Organizada (GAJO). Com experiência internacional,  Baquero já atuou com grandes nomes da área como o chef Thierry Pszonka e Ferran Adriá - quando trabalhou no Hotel Bulli Hacienda Benazuza, de Sevilha, considerado duas estrelas pelo Guia Michelin.

Ao abrir o Almanza Bistro, em 2005, Baquero ganhou destaque como a nova geração de chefs no cenário argentino. Desde então, coleciona sucessos com o Doppio Zero Café & Expresso e, mais recentemente, com El Almacén de los Milagros Café Boutique, em Buenos Aires.  Notoriedade que está expressa no livro Nueva Cocina Argentina: 31 cocineros 224 recetas, do qual participa. Em 2011, Martin Baquero foi homenageado pela Academia de Gastronomia Argentina como o Melhor Chef da Argentina. 

Festival Gastronômico Sabores da Nova Cozinha Argentina
BierFass Lago, Pontão do Lago Sul
Telefone: (61) 3364-3663
Horário: 18h às 00h00

Nenhum comentário: