terça-feira, 9 de abril de 2013

GASTRONOMIX// De Pernambuco para o mundo

É uma unanimidade: a melhor culinária regional de Recife é servida no restaurante Oficina do Sabor, que, na verdade, fica em Olinda,. O estabelecimento começou timidamente, em 1992, e foi se firmando aos poucos, graças ao talento do chef César Santos para reinventar as receitas clássicas da cozinha nordestina.

Logo, o Oficina passou a ser reduto de empresários, jornalistas, publicitários, artistas e turistas, ao mesmo tempo em que César colecionava prêmios e ganhava notoriedade como “o embaixador da cozinha pernambucana no mundo”.

Hoje, ninguém que aprecie a boa gastronomia pode passar pela capital pernambucana sem dar uma esticada até a cidade vizinha para experimentar a especialidade da casa, o jerimum recheado. São ao todo 15 pratos, com recheios de lagostim, camarão, polvo, charque, bacalhau, lingüiça, frango e peixe, e com molhos de creme de manga, coco e maracujá.

E não é só isso, carnes tradicionais da região, como a carne de sol e o cabrito, ganham novos sabores pelas mãos de César, em pratos como Carne de sol pernambucana com purê de macaxeira, farofa de jerimum e cheiro-verde (foto abaixo) e Cabrito à caçadora com purê de macaxeira, farofa de jerimum e cheiro verde.

Quem mora em Brasília poderá apreciar tudo isso sem precisar ir a Pernambuco. Nos próximos dias 22, 23 e 24, César será convidado do projeto “O sabor de todos os lugares no Oliver". Ele vai preparar menu degustação, a R$ 140 por pessoa, que inclui entrada, dois pratos principais, sobremesa, bebidas não alcoólicas (água, sucos, refrigerantes e café) e Limoncello.
Caldinho de camarão e tapioca frita serão servidos como boas-vindas. De entradas, Queijo coalho verão frescal (queijo coalho frito banhado com molho de ervas e mostarda com mix de folha fresca) e Salada sertaneja (feijão verde e fava com cheiro verde, carne de charque e queijo ao molho de mostarda e hortelã).

Os pratos principais serão Camarão caboclo (camarão ao molho de jerimum e manga com cuscuz de milho, cuscuz de massa de mandioca) e Carne de sol pernambucana (carne de sol de filé ao molho de cebola roxa com farofa de jerimum e purê de macaxeira e cheiro verde). Na sobremesa, Coqueiros e cocos (cocada mole, cocada de forno, pudim de coco, Maria mole de coco, sorvete de coco).



Oficina do Sabor
Rua do Amparo, 335
Cidade Alta, Olinda
Telefone: (81) 3429-3331
Restaurante Oliver
Clube de Golfe (SCE/SUL Trecho 02 Conjunto 2 Parte B)

Telefone: (61) 3323-5961

Nenhum comentário: