segunda-feira, 29 de abril de 2013

GASTRONOMIX// Brasileiros entre os melhores


A repercussão na imprensa do anúncio da lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, que será feito hoje em Londres, dá uma ideia do espaço que a gastronomia ganhou, nos últimos anos, entre os interesses de um segmento da população. Mas a expectativa, para alguns, quase em clima de Oscar ou de Copa do Mundo tem a ver com a possibilidade – alta, segundo os especialistas – de o brasileiro Alex Atala colocar o seu D.O.M, no topo da lista.
Atualmente ocupando o quarto posto no ranking, Atala pode vir a ocupar o lugar que há três anos está nas mãos do dinamarquês Noma, do chef Rene Redzepi, em Copenhague. Porém, o chef brasileiro não é o único que está bem na foto. O El Celler de Can Roca, do trio de irmãos Rocca, em Girona, Espanha, que em 2012 ficou no segundo lugar da lista, também tem grandes chances.
Mas a torcida brasileira não se restringe a Alex Atala. As expectativas se voltam também para o paulista Mani, tocado por Helena Rizzo e Daniel Redondo, que no ano passado ficou quase na lista dos 50, ocupando o 51º lugar; e o carioca Roberta Sudbrack, que atualmente é considerado o 71º melhor do mundo, segundo os jurados da votação promovida pela revista inglesa Restaurant e considerada o mais importante termômetro mundial do setor gastronômico. Gourmets brasileiros unidos torcem para que os dois subam de cotação em 2013.
O anúncio da lista do The World’s Best Restaurantes será transmitida ao vivo pela internet, no link  https://www.facebook.com/FineDiningLovers/app_352838431434068. Às 16h, pelo horário de Brasília.

Nenhum comentário: