quarta-feira, 24 de abril de 2013

GASTRONOMIX// O feijão nosso de cada dia


Há uma tendência de valorização de ingredientes nacionais pelos grandes chefs, mas, curiosamente, o feijão não parece empolgar muito os que fazem a chamada alta gastronomia. Raramente você vai encontrar nos menus dos restaurantes mais refinados pratos que contenham como ingrediente essa vagem, rica em fibras e minerais e que, além de tudo, ajuda na prevenção de uma série de doenças, segundo os especialistas em nutrição.
No dia a dia, porém, ele é quase indispensável. Há até quem diga que, pouco calórico, o feijão ajuda a emagrecer. “Uma concha de feijão tem, em média, 95 calorias, mas o mais importante é sua capacidade de saciar a fome. Quando consumimos proteína (o feijão é rico em proteínas) nosso cérebro entende que já estamos satisfeitos e que é hora de parar. Assim, come-se menos e alimenta-se bem”, explica a nutricionista Danielle Santos, do programa de educação nutricional Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais.
E não para por aí. Danielle ressalta que o feijão auxilia também no combate ao colesterol, pois suas fibras, além de regularem o intestino, ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e diabetes. “O feijão possui várias substâncias antioxidantes como vitaminas e minerais, que são muito importantes para reduzir a incidência do câncer”, completa. E, dito isso, Danielle nos ensina uma interessante receita que pode ser feita com sobras de feijão. Seguindo as quantidades indicadas, dá para fazer nove porções, de 210 calorias cada.
Minihambúrguer de feijão
 Ingredientes:

- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 cebola média cortada em pequenos pedaços
- 2 dentes de alho amassados
- 750g de feijão (de qualquer tipo, podendo, inclusive misturar vários para obter um sabor diferente)
- 1 colher (chá) de cominho
- ¼ de colher (chá) de sal
- 2 copos de farinha de rosca
- 2 ovos ligeiramente batidos
- ¼ copo de farinha de trigo


Modo de preparo:
 - Aqueça o alho e a cebola em uma panela e refogue até ficarem macios.
- Coloque-os em uma tigela grande. Acrescente o feijão, o cominho, o sal, a farinha de rosca e os ovos. Misture bem.
- Forme os hambúrgueres com as mãos e passe-os na farinha.
-  Asse-os até que fiquem bem dourados de ambos os lados.

Nenhum comentário: