segunda-feira, 29 de abril de 2013

EU RECOMENDO // Sobre o amor e o paladar – parte 1

Por Márcia Witczak (*)
Convidada especial do Gastronomix

“Drummond disse que ‘Amor é o que se aprende no limite, depois de se arquivar toda a ciência herdada, ouvida. Amor começa tarde’.  Eu e Luiz nos encontramos há seis anos, foi amor à primeira vista!  E antes tarde do que nunca, juntamos em deliciosas conversas e viagens nossa “ciência herdada” que já vem de longa existência. Tiramos do nosso baú tantas afinidades: música, teatro, cinema, literatura, vinho, gastronomia. Prazeres compartilhados com paixão.  
Como aqui vamos tratar de gastronomia, aí vai um pouco da nossa história e deleites:   Nos conhecemos  na primeira edição de 2007 do Restaurante Week,  atraídos pelo mesmo prato oferecido no Azulejaria, restaurante simpático que ficava na 408 Sul e já não existe mais.  Um filé com queijo brie e risoto nos casou!  No experimento, uma troca de olhares e palpites. O amor fez casa bem ali! Desde então temos como compromisso  aproveitar, com o mesmo sentimento da primeira vez, as novidades gastronômicas. E fazemos  boas descobertas juntos.  Sobre a preferência pelos pratos leves combinamos logo de cara.  E quando gostamos de alguma coisa, em nada nos incomoda a rotina.  Não hesitamos em repetir várias vezes o mesmo vinho nem o mesmo prato. 
Numa sexta-feira qualquer  tempos atrás, descobrimos a saladinha com queijo de cabra do Toujours, na 406 Sul.  Acompanhada do tartar de salmão com torradinhas. São entradas, mas em muitas ocasiões pra nós ,juntas, são prato principal. Mesmo porque antes não deixamos de pedir o couvert : pão de campanha e terrine. Dos Deuses!   O vinho é Uruguaio: Pisano Reserva, Rio de los Pajaros , uva tannat.  Cheio de tanino!  E assim, sexta ou sábado, depois do teatro ou cinema, nosso programa é o Toujours. O bom é que sempre encontramos mesa em qualquer horário. Coisa difícil atualmente nos restaurantes de Brasília...  Vale dizer que o filé ao poivre e a lula servidos  lá também são muito bons.

De vez em quando fugimos no meio da semana para uma namoradinha com salada.  Salada de pizzaria! Acho que somos os únicos frequentadores assíduos de Pizzaria que não comem o prato principal da casa. Nosso pedido na Capodanno, no Terraço Shopping é a salada farta de folhas verdes com queijo gorgonzola, atum, azeitona preta e ovos cozidos acompanhada de foccacia. O nome é Salute.  O Fratello da 103 sul ou 109 norte tem a mesma saladinha  com o nome de Boa Forma.  Na bebida intercalamos um honesto vinho tinto ou um inocente suco de abacaxi com hortelã.
Outro restaurante que adoramos repetir, inclusive o cardápio, é o Taypá, na QI 17 do Lago Sul. Culinária peruana de primeira.  O cardápio tem uma variedade de peixes e carnes com temperos especiais,  mas  lá, normalmente também não conseguimos sair  das entradas que são muito gostosas. Ceviches e Tiraditos.  Os pães do  couvert, feitos na hora, vem quentinhos para mesa. O bom é que os garçons da casa, gentilíssimos, apesar do grande movimento, memorizam o gosto do cliente e  já sabem exatamente do que gostamos.  E sempre tem boas sugestões, inclusive na variedade de drinks com pisco, bebida típica do Peru.  Lá é preciso fazer reserva, ou esperar um tempinho por uma mesa.
“Toda unanimidade é burra”, dizia Nelson Rodrigues e, pelo menos, em alguma coisa tínhamos que  não combinar: Luiz nunca gostou muito de comida japonesa. Eu adoro! Mas não demorou pra gente resolver isso. Um dia ele foi almoçar com um amigo no Nippon  Gourmet ,da 207 Sul,  e descobriu filés e peixes grelhados no rodízio. Oba! Agradando os dois, O Nippon  Gourmet também entrou na nossa lista de favoritos. O destaque pra mim é o tataki misto (com salmão e atum) ou só de salmão. Cubos de peixe temperados com  shoyo, limão, azeite, cebolinha e gergelim. Tem também o sushi Lee, que é uma especialidade da casa,  com salmão cru recheado de camarão e cream cheese.  
Para o Luiz,  filés  e peixes com variedade de molhos que podem ser acompanhados de arroz e salada.  Na bebida nós dois  concordamos que  as caipisakes da casa são deliciosas. Eu, frutas vermelhas e Luiz, Lima da pérsia. O Nippon é perfeito para quem gosta de todos os sabores da comida japonesa, não só os peixes crus.  Durante o dia, debaixo do restaurante tem um empório  para comprinhas.  Frutas, folhas, legumes, chás, temperos, peixes. Aquelas coisas que não tem em todo supermercado. Tudo de bom!

Entre um e outro prato light, evitamos a sobremesa. Mas abrimos uma exceção no dia a dia que os deuses hão de perdoar. Não dá pra resistir café com uma cheescake, me ensinou o Luiz.  E a melhor do mundo está em Brasília! Alexandre Albanese, chef do Nossa Cozinha Bistrô, na 402 Norte,  nos ganhou logo na primeira degustação.
A cheesecake dele é a mais gostosa que  experimentamos, inclusive ganha das de Nova Iorque que experimentamos. Você pode escolher o molho: goiaba, frutas vermelhas (meu favorito) e chocolate.  Quem conhece sabe que eu não estou exagerando. 
Além disso, o Nossa Cozinha tem pratos deliciosos. O nosso favorito é costelinha de porco com molho barbecue e  batatinhas assadas com alecrim.  O picadinho de lá  também é uma delícia. De graça o charme e simpatia do chefe que vem à mesa saber como estão os pratos e a vida.

Toujours Bistrot
405 Sul bloco D loja 16/18
Asa Sul - Brasília
Telefone: (61) 3242 7067
Site: http://www.toujoursbistrot.com.br

Capodanno
Terraço Shopping

Fratello
103 Sul e 109 Norte

Taypá
QI 17, Comercial, Bloco G, lojas 208/210
Fashion Park – Lago Sul - Brasília
Fone: (61) 3248.0403 / 3364.0403
Horário de funcionamento: De segunda a quinta, almoço de 12h00 às 15h00 e de 19h00 a 01h00; Sextas e sábados, das 12h00 a 01h00 e domingos de12h00 às 18h.
Aceita cartões: Visa/Mastercard /American

Nippon  Gourmet
207 Sul

Nossa Cozinha Bistrô
CLN 402 bloco C loja 60 - virada para a residencial
Asa Norte - Brasília
Telefone: (61) 3326 5207
Site: http://nossacozinhabsb.blogspot.com/
E-mail: nossacozinhabsb@gmail.com
Horário de funcionamento: segunda à sábado das 11:30h às 14:30h (almoço) e de quarta à sábado das 19:30h às 23 horas (jantar).

(*) Márcia Witczak é jornalista da TV Globo e Luiz Horta, economista.

Um comentário:

Anônimo disse...

でも追加の装飾は品
質の素材から作ら
れたと全体的に全体のことは元から遠く離
れていません

my web blog ミュウミュウ バッグ