terça-feira, 30 de abril de 2013

AO PÉ DO OUVIDO// O pop que veio de Tel-Aviv

 Israel manda boas novas. Não, infelizmente, ainda foi selada a paz na Faixa de Gaza. Mas, já que, lá como aqui, nem tudo na vida é espinho, vem de Tel-Aviv uma das mais interessantes novidades do pop, o cantor e compositor Asaf Avidan. É provável que você já o tenha ouvido. One day — Reckoning song (Wankelmut Remix) está incluída no mais recente volume da popularíssima coletânea dance Summer hits.

Foi essa faixa que revelou ao mercado europeu o rapaz de 33 anos. A música que conquistou o topo das paradas no Velho Continente no ano passado é a reciclagem de uma das faixas de The reckoning, disco de 2008, que marcou a estreia de Asaf Avidan & The Mojos. Com o grupo, ele lançou Poor boy/Lucky man (2009) e Through the gale (2010), e em 2012 partiu para carreira solo, com Different pulses, sempre cantando em inglês.

 A coisa que primeiro chama a atenção na música de Avidan é a voz dele. Um timbre feminino e… furta-cor, digamos assim. Pode lembrar Macy Gray em um momento, Janis Joplin em outra, soar etérea e suave em uma faixa e áspera na seguinte. Depois, sobressai a versatilidade do intérprete, que, com muita desenvoltura, canta folk, blues, rock mais pesado e suaves canções pop.

Um parêntese: para não fugirmos da dobradinha música-comida, que rege este blog, diríamos que o trabalho de Asaf Avidan é uma mistura de influências tão variadas quanto a da culinária de seu país, em que iguarias, para nós, tão árabes, como homus e falafel, fazem parte dos cardápios mais corriqueiros ao lado de pratos das culinárias judaica, mediterrânea e europeia.

 Mas, voltado à música, Different pulses é mais calcado em arranjos eletrônicos, tem uma veia mais pop do que Poor boy/Lucky man, por exemplo. Com o The Mojos, Asaf Avidan soa mais rock’n’roll, mas, mesmo quando agressivo, é melodioso e dançante. Nenhum dos dois discos foi editado no Brasil ainda, mas vídeos de Avidan estão disponíveis aos montes no YouTube. Vale a pena assisti-los — ou, pelo menos, ouvi-los. Você vai concordar que não é do tipo de coisa que se ouve todo dia.

Nenhum comentário: