quinta-feira, 2 de maio de 2013

GASTRONOMIX // Beer Day Festival em Buenos Aires

A América Latina está cada vez mais atenta ao mercado das cervejas.  No dia 26 de maio, Buenos Aires recebe o primeiro festival de cervejas especiais - o Beer Day Festival. O evento reunirá 20 cervejarias em um só lugar – o Buenos Aires Design Center – com degustação de mais de 50 estilos da bebida, além de palestras sobre harmonização, análise sensorial de cervejas, história e mercado.

Para participar, basta pagar 100 pesos, o que dá direito a cinco degustações de diferentes estilos de cervejas especiais (entre elas Honey, Bitter, Scotch, Porter e Imperial) e acesso a todas as palestras. O evento começa às 14h do domingo e segue até a uma da manhã. Tudo ao som de Djs e shows ao vivo.


Entre os palestrantes estão o sommelier de cervejas Gustavo Renha (Brasil), que falará sobre
Evolução dos Mercados Regionais e o argentino Lucas Lico, especialista em degustação de cervejas e juiz profissional desde 2008, com o tema Degustação de Cervejas, aprendendo a apreciar

Renha destaca que há quatro grandes referências cervejeiras no mundo: Alemanha, Bélgica, Inglaterra e Estados Unidos. “Mesmo assim, outros países estão com muito destaque no cenário das artesanais, como Itália, Brasil, e Argentina”, diz, acrescentando que não se trata de abandonar a famosa e tradicional “loira gelada” que todo mundo conhece, mas mostrar para os consumidores que existem outras opções, outros sabores.


Os principais patrocinadores  do Beer Day são a associação Somos Cerveceros, a microcervejaria argentina Grunge Brewing Company, Craft Beer (a primeira distribuidora de cerveja artesanal na Argentina), DeliBeer (empresa brasileira de eventos cervejeiros), Centro de Cata de Cerveza e a South Beer Cup.

               
MERCADO NA ARGENTINA 
Atualmente, a Argentina tem cerca de 200 cervejarias que trabalham para entregar aos consumidores um produto de alta gama. A proposta é aproximá-los de novos sabores, por meio de cervejas elaboradas com a paixão de seus próprios donos, principalmente cervejeiros artesanais.

Hoje, somente 0,2% da cerveja consumida no país provém das microcervejarias independentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, este percentual chega a 7%, o que indica um mercado com alto potencial de crescimento.


A Argentina ocupa o posto 60 entre os países consumidores de cerveja do mundo. De acordo com a Cámara Argentina de Industriales Cerveceros, a média de consumo no País é de 45 litros de cerveja por habitante por ano. O primeiro posto fica com a República Checa, com 160 litros por habitante. A produção anual de cerveja na Argentina é de 18,6 milhões de litros.

BEER DAY FESTIVAL
Data: 26 de maio de 2013
Local: Auditório Buenos Aires do Buenos Aires Design
Av. Pueyrredón 2501 Segundo Nivel | Recoleta.
Site: beerday.com.ar
Facebook: www.facebook.com/BeerDay.Festival

Entradas
Nos bares que apoiam o evento (em breve, toda a lista no site beerday.com.ar)
Por telefone: 4381.7972 / 4382.4782
Online: www.beerdayfestivaldecervezas.tiendanube.com
Facebook: www.facebook.com/BeerDay.Festival
As entradas serão vendidas somente de forma antecipada. Não haverá venda na porta.

Nenhum comentário: