domingo, 24 de março de 2013

GASTRONOMIX// Tradição com toque de inovação

Até sexta-feira, vamos postar aqui algumas receitas diferentes com bacalhau, esse peixe bem típico das refeições da Semana Santa. Para começar, se você nunca ouviu falar em manta de muçarela de búfala, procure no empório ou supermercado mais próximo. Convidado pelo laticínio Tapuio, da cidade de Taipu, no Rio Grande do Norte, o chef Domingos Costa criou duas receitas com esse ingrediente, uma salgada e uma doce, especialmente para a Páscoa.

A primeira, bacalhau em manta de muçarela de búfala, você fica conhecendo agora. A outra, manta de muçarela de búfala com chocolate crocante, fica para o próximo post.

A recomendação de Domingos é que dê preferência à manta feita 100% com leite de búfala. Para saber disso, é só reparar se a marca que você encontrou tem o selo criado pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalos, e conferido a empresas que não adicionam leite de vaca a este tipo de muçarela.

Então, vamos à receita do bacalhau.

Ingredientes
- 1 manta de muçarela de búfala
- 300g de bacalhau desfiado e dessalgado
- 500g de batata inglesa
- 300ml de leite integral- 1 colher de sopa de amido de milho- 100ml de azeite de oliva extra virgem- 100g azeitonas roxas sem caroço- 6 dentes de alho picado- 1 colher de sopa de manteiga- Pimenta do reino a gosto- 1 ramo de alecrim
Preparo
- Ferva o bacalhau no leite por 1 minuto. Depois, escorra o bacalhau, salve o leite e reserve. Engrosse o leite com o amido de milho e reserve.

 - Refogue o bacalhau no azeite temperado com pimenta, alecrim e alho e acrescente as azeitonas.
-  Faça um purê com as batatas e acrescente a manteiga no purê ainda quente.

 -  Misture tudo e recheie a manta fazendo um grande crepe. Deite a manta em uma forma refratária untada com azeite e leve ao forno para gratinar. Decore com ramos de alecrim.

Nenhum comentário: