terça-feira, 26 de março de 2013

GASTRONOMIX// Páscoa com toque lusitano

Nesta Páscoa, os paulistanos que quiserem ter à mesa um gratin de bacalhau com nata (salteado na cebola e no alho-poró e gratinado ao forno, com nata fresca, cenoura e parmesão), só precisam acessar o portal de e-shopping Fractal.D (www.fractald.com.br) e encomendar o prato, preparado pela chef Sabrina Oliveira, que, entre outras credenciais, tem passagem pelo Instituto Paul Bocuse, na França.

O gratin de bacalhau com nata serve de 10 a 12 pessoas, vem acompanhado por farofa de pão de milho crocante e, além disso, ao contratar o serviço, o cliente ainda ganha o refratário de cerâmica. Tudo por R$ 450. Se a idéia deu água na boca mas você não está longe de Sampa, mãos à obra. Sabrina compartilha a receita.

Ingredientes
- 2 kg bacalhau dessalgado
- 3 cebolas grandes
- 3 cenouras grandes
- 1 cabeça de alho
- 6 fatias de pão de miga branco
- 100 ml azeite extra virgem
- 500 ml leite
- 500 ml nata fresca
- 1 maço de salsinha
- 1 maço de cebolinha
- Sal e pimenta a gosto


Preparo
- Corte a cebola em finas fatias e a cenoura em tiras (se tiver um mandolin, melhor). Corte finamente a salsinha e a cebolinha. Corte o alho em lâminas

- Em uma panela funda, refogue a cebola e a cenoura no azeite de oliva.

- Em outra panela, ferva água abundante e coloque o bacalhau em postas durante apenas 5 minutos (para não cozinhar demais e ressecar).

- Reserve o bacalhau e o desfie grosseiramente. Ferva a nata e o leite com o alho por 5 minutos. Deixe esfriar e processe no liquidificador. Adicione o pão de miga (o resultado deve ser a textura de um creme).

- Adicione o bacalhau à panela com os aromáticos (cebola e cenoura) e, por fim, acrescente o creme de nata, leite e pão de miga. Quando começar a soltar “bolhas” na panela, adicione a salsinha e a cebolinha. Ajuste o sal e a pimenta.

- Coloque o bacalhau em um refratário e leve ao forno médio (180C) por aproximadamente 20 minutos. Sirva em seguida com arroz branco e farofa de pão de milho.


Obs: Uma variação do prato é acrescentar camarões. Neste caso, antes de colocar o creme na panela com o bacalhau e os aromáticos, salteie 1kg de camarões até que eles adquiram a coloração rosa. Somente então, coloque o creme de pão, misture bem todos os ingredientes para soltar sabor e leve ao forno.

Nenhum comentário: