quinta-feira, 14 de março de 2013

GASTRONOMIX// Camarões, couve-flor, caju e peperoni

Couve-flor é um dos ingredientes do momento. Pelo menos, em Nova York.  É impressionante a versatilidade dessa hortaliça originária da Ásia e também a criatividade dos chefs  na hora de elaborar pratos com este ingrediente.
Pelas terras americanas, tomei uma incrível sopa de couve-flor com pedaços de salmão defumado no restaurante Acquavit e experimentei uma salada de couve-flor assada com uvas, cheddar e amêndoas, no restaurante Nomad (foto acima).

Por aqui, lá em casa mesmo, resolvi testar um prato que estava na minha cabeça faz um tempinho.  O tempo de preparo não passa de 30 minutos.  

Purê de couve-flor com camarões e farofa de caju e peperoni
 INGREDIENTES (para duas pessoas)
- 10 camarões médios sem casca
- 1 maço médio de couve-flor
- 6 fatias pequenas de gengibre
- 3 ramos de tomilho
- 2 cajus
- 150g de peperoni
- 1 xícara de farinha amarela
- 1 colher de manteiga
- meia cebola cortada
- fios de azeite
- sal e pimenta a gosto

PREPARO

Purê de couve flor
- Coloque a água para ferver. Quando estiver bem quente, coloque sal. Mergulhe a couve-flor, já cortada em pequenos ramos. Deixe cozinhar. Depois de 15 minutos, veja se elas estão macias. Escorra e reserve a água quente do cozimento.

- Coloque os ramos de couve-flor no liquidificador e bata com um pouco da água do cozimento. Coloque o purê batido em uma panela, tempere com sal e pimenta e uma colher de mateiga. Prontíssimo! Leve e saudável.

Camarões perfumados no caju, gengibre e tomilho
- Espremer dois cajus em um recipiente para marinada. Temperar com sal, pimenta, 4 fatias de gengibre e 3 raminhos de tomilho. Mexer e deixar os camarões “hibernando” por 10 minutos.  Retire-os depois e escorra o excesso.

- Numa frigideira quente, coloque um pouco de azeite. Em seguida, mais três raminhos de tomilho e três fatias de gengibre picadinhos. Coloque o camarão e já na panela o tempere com sal e pimenta. Passe de um lado e de outro e reserve-os.

Farofa de caju com peperoni
- Corte em cubinhos pequenos os cajus espremidos para marinada. Corte o peperoni e a cebola em cubinhos.  Panela ao fogo, uma colher de manteiga. Coloque a cebola e mexa até que ela fique transparente.

- Adicione o peperoni e o caju. Mexa por 2 minutos para que soltem o suco e o sabor. Misture a farinha e monte o prato.

Nenhum comentário: