segunda-feira, 12 de novembro de 2012

EU RECOMENDO // O país que transforma

Por Gisele Gama Andrade (*)
Convidada especial do Gastronomix

“Japão... Difícil definir esse país com tantos estímulos sensoriais. O Japão é um banho de cultura e civilização. Quem já foi e voltou, sabe que veio diferente.
Tóquio é uma cidade agitada, mas – pasmem – silenciosa. A organização e a limpeza podem ser observadas em todos os lugares.
A praticidade está em toda parte. Se você tiver alguns ienes, há inúmeras ofertas de refeições simpáticas, coloridas e saudáveis em supermercados, vendinhas, ou mesmo na estação de trem. Tudo disponível para que não se perca tempo.
É possível até tomar um bom vinho sem se preocupar com os detalhes: ele já vem em doses individuais, na taça!
Mas se você não estiver com tanta pressa, vale a pena visitar os bons restaurantes de comida típica. Eles são normalmente pequenos, aconchegantes, simples. Você será sempre recebido com gentileza e comerá muito bem. O chá, quente ou gelado, é uma cortesia da casa. Fui a Azakuza visitar o templo budista Sensō-ji e tive o prazer de conhecer um desses acolhedores restaurantes. A visita vale a pena. O bairro é um dos mais tradicionais de Tóquio. Há um convite a se andar pelas ruazinhas que rodeiam o templo, com lojinhas que oferecem produtos que agradam os turistas.
Os pratos mais famosos da região são o "tendon", tempuras servidos sobre arroz, com molho adocicado), feitos com ingredientes sempre muito frescos.
Há também a opção de refeições sem frituras, como os sashimis servidos em cima de uma generosa porção de arroz.
Com relação aos sushis e sashimis, vale uma observação: quem experimentar essas iguarias no Japão ficará muito mais crítico quando for escolher um restaurante japonês no Brasil. Não há comparação. O corte dos peixes é único, feito com maestria milenar. A frescura dos pescados também faz uma enorme diferença no sabor, que é divino!
Melhor ainda quando você é convidado para apreciar essas iguarias na casa de bons amigos! Nada comparável! Come-se em pé, em volta da mesa, enquanto se aprecia um bom saquê ou vinho. Uma delícia! Tive essa oportunidade em Nagoya, cidade localizada na província de Aichi, o quarto centro urbano mais populoso do país, com aproximadamente dois milhões e meio de habitantes. Uma cidade inesquecível, que mistura o moderno e o antigo com a competência que só os japoneses têm.
No Japão, vale a pena conhecer as iguarias locais. Tive o prazer de experimentar, em Hamamatsu, cidade localizada na província de Shizuoka, com grande concentração de brasileiros, a enguia - o prato mais apreciado da região -, assada em molho adocicado, que a deixa com um aspecto dourado. Ela é considerada um afrodisíaco e é servida em pequenas caixas, como um presente.

Essa minha experiência gastronômica se deu em um dos restaurantes mais tradicionais de Hamamatsu, o Unasumitei. Como os bons restaurantes típicos do Japão, é pequeno e aconchegante. É preciso sentar-se no chão e tirar os sapatos para comer, o que dá ainda mais charme ao local.
O Japão é um daqueles lugares em que você tem a certeza de que há muito a conhecer, portanto, é preciso voltar muitas e muitas vezes. Já estou planejando minha próxima viagem!

Unasumitei
354 Sunayamacho, Nakaku
Hamamatsu - JapãoTelefone: +81 53-451-3131

(*) Gisele Gama de Andrade é diretora-presidente da Abaquar Consultores, empresa que trabalha com projetos educacionais e sociais. Ela se define como cariocandanga, pé lá, pé cá, cidadã do mundo. A missão de Gisele é melhorar a educação brasileira, como é a dos que me cercam. Sempre com a cabeça a mil, a educadora só gosta de aventuras urbanas. 

Nenhum comentário: