terça-feira, 23 de outubro de 2012

GASTRONOMIX // Fifteen completa 10 anos

Talvez  um dos sonhos de quem cozinha ou quer seguir a profissão de cozinheiro seja cursar uma aulinha do chef inglês Jamie Oliver. No restaurante Fifteen, criado há 10 anos em um prédio de tijolinhos aparentes, isso foi possível para 15 aprendizes de 18 a 24 anos – que começaram suas atividades com os ensinamentos diretos de seu mestre. Toda ano é amesma coisa. Uma leva de profissionais, desempregados, passou por ali e aprendem um ofício. Já foram mais de 220 formados e, segundo estatísticas da Fundação Jamie Oliver, 90% seguem na carreira.

Estive por lá em 2010, curioso para saber como funcionavam a engrenagem e, é claro, mais curiosos ainda para saber qual o sabor da comida dos aprendizes de Oliver.  Levantei com os funcionários que ele aparecia por lá uma vez a cada três semanas. Não o encontrei. Ele tinha ido no local um dia antes. Azar o meu!
 Mas o que pude experimentar tinha o sabor suposto do que sempre vi pela tevê. Comida feita com ingredientes frescos, porções generosas e um sabor claro do que estava comendo. O local serve apenas comida italiana. Os aprendizes usam toca branca e os profissionais, preta.

O mix funciona bem e o cardápio enxuto permite uma série de combinações a bons preços (veja abaixo).
 Para começar a fuzarca, pedi pães da casa, uma seleção deles regados a um bom azeite de oliva. Crocantes por fora e macios por dentro (cerca 3,5 libras). Pão casa bem com frios. E lá se foi uma tábua inteira de um antipasto tipicamente italiano: berinjela, presunto de Parma, burrata, abobrinhas, cebola e salame.
De principal, fui de carne com baby rúculas, azeite, limão siciliano e ricota ralada. Um amigo, que me acompanhava em Londres, começou sobrecoxa de frango com batatas, espinafre e pesto.
A vontade é não parar de comer. As sobremesas ficam expostas em um balcão, que dá acesso à cozinha. Optamos duas: chocolate com sorvete e outro de maçã. De saída, um café e mais caminhada para ajudar na digestão.
 Os cardápios são sazonais e mudam a cada 3 meses.

MENU DE ALMOÇO

MENU DE JANTAR

CARTA DE VINHOS

MENU DEGUSTAÇÃO - 35 LIBRAS POR PESSOA

MENU DEGUSTAÇÃO - 45 LIBRAS POR PESSOA

MENU DEGUSTAÇÃO - 60 LIBRAS POR PESSOA
 Vale ressaltar que, além da excelente refeição (custo-benefício-sabor), o espaço é um charme. Três lustres grandes e as cadeirinhas de metal contrastam com espelhos e bancos de madeira escura. Tudo com bom humor e descontração.

O Fifteen abriu mais duas casas: Amsterdã (2004) e Cornwall, Inglaterra (2006).    
Fifteen
15 Westland Place
Londres
Telefone: +44 (0)20 3375 1515

Nenhum comentário: