segunda-feira, 16 de julho de 2012

GASTRONOMIX // Me apaixonei por uma grega

Ela é muito gostosa. Irresistível. Por isso, é quase impossível não se apaixonar por essa grega. As curvas dos tomates, a refrescância dos pepinos, o salgadinho das alcaparras e das azeitonas pretas, a crocância da cebola e o toque mágico e ímpar do queijo feta. Claro, tudo regado por um belo azeite local. Estou in love com a salada grega.

Nas minhas férias de junho/julho, estive na Grécia: Atenas, Santorini e Mykonos. Posso dizer que, em quase 100% das minhas refeições, comi a salada grega. Foi amor à primeira garfada. Existem vários tipos da mesma salada. É interessante que os chefs fazem pequenas variações (acrescentam tiras de pimentões coloridos, folhas de alcaparras, por exemplo), mas todas funcionam muito bem. Mega saborosas.  

Vamos à receita original, direta do livro de culinária grega que comprei.    
INGREDIENTES (6 pessoas)
- 200g queijo feta (ou queijo de cabra) 
- 4 tomates
- 2 pepinos
- 1 cebola roxa em rodelas finas
- 50g alcaparras
- 150g azeitonas pretas
- Pimentões em tiras (opcional)
- Azeite
- Sal e pimenta a gosto
- Orégano
PREPARO
- Corte os tomates em meia lua. Depois, divida em pedaços menores.
- Corte os pepinos da mesma forma.
- Corte a cebola em fatias. Depois, desfaça os anéis.
- Misture os pedaços de tomates, os pepinos, as cebolas fatiadas, algumas alcaparras e azeitonas pretas. Regue tudo com azeite e tempere com sal e pimenta.
- Monte a salada no prato e coloque em cima uma fatia de queijo feta (*), salpicado de orégano por cima do queijo.
QUEIJO FETA
Feta (em grego: φέτα), também grafado fetta, é um queijo coalhado típico da Grécia, feito tradicionalmente com leite de cabra e de ovelha. A partir de 2005 o feta passou a ser uma denominação de origem controlada na União Européia, e definido como tendo pelo menos 70% de leite de ovelha, com o restante de cabra. Fora da UE, queijos vendidos comumente como 'feta' podem incluir até mesmo leite de vaca, ou mesmo ser inteiramente feito dele

2 comentários:

Marcelo Saboia disse...

Muito boa realmente a salada grega. Tb já fui à Grécia, gostei muito!
abs

Georgeth Bitar disse...

Hummm,delícia! Esta vai para o meu cardápio.