segunda-feira, 4 de junho de 2012

EU RECOMENDO // Barcelona, muito além das paellas

Por Clay Rodrigues (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Quando a gente pensa em comida espanhola logo vem à cabeça paelas e tapas. Mas Barcelona parece reunir muito mais que isso. Em meio a obras arquitetônicas e aquele sol que amarela a cidade, bons restaurantes e comidinhas de várias outras regiões do mundo aparecem por ali.

Kapadokya, como sugere o nome, oferece comida turca na Rambla Raval. Você pode apreciar a comida tanto dentro do restaurante quando do lado de fora, onde se tem uma praça que acontece feirinhas e de quebra serve como amostra de uma das obras do Botero.

Muitas verduras, tomates, berinjelas, pimentões e claro diversas especiarias fazem os acompanhamentos das carnes de cordeiro, terneira e frango. O pedido mais comum na casa é o tal do Dürüm, uma especie de wrap recheada com carne, salada, queijo de ovelha e salsas. Mas minha dica mesmo é o “prato da casa”. Um  Dürüm só que aberto, ele vem no prato com várias porções e mini crepes salgados e tu monta seu mini wrap do jeito que quiser ; com arroz ou mais queijo de ovelha, mais carne ou salada. Além de ser um prato bem despojado é uma delícia!

Estava com tanta “hambre”, hehe, que esqueci de tirar foto do prato, mas no site achei algumas representações.

Para a sobremesa, vários docinhos típicos do mediterrâneo; folheados, fios de ovos, com chocolates, pistache e nozes, dão água na boca só de lembrar.

Agora, se o que você procura é carne a valer, a dica é o restaurante El Paraguayo*. Próximo à charmosa La Rambla, ele oferece as mais variadas especiarias de carnes, das exóticas a tradicionais, tais são acompanhadas de batatas ou saladas incrementadas. Essa dica é para quem está faminto e náo pensa na balança, porque até mesmo a salada não tem nada de light.
No menu, pratos prontos ou você pode escolher uma carne específica e grelhar ela na mesa mesmo ou até pedi um mix de carnes com batatas que dá para 4 pessoas tranquilamente. O mix ainda acompanha uma entrada com vários tipos de pães e um maravilhoso molho de chimichurri.

Agora se você procura um lanche rápido minha dica é a La Taguara Areperia*.

Nessa lanchonete latina, você come a mais diversas arepas possíveis, tudo preparado na hora. Para quem não conhece arepa é uma comida típica da Venezuela (ou Peru) à base de farinha de milho em forma circular e achatada e é servida com diferentes tipos de acompanhamentos e molhos, é uma delícia e bem difícil de ficar só com o primeiro.
Para fechar deixo uma sobremesa dos deuses.

Enquanto você desce a rua dessa gelateria italiana, você sente o cheiro dos grofes – um waffle italiano - que estão saindo quentinhos.

A Gelateria Italiana* Giovanni é conhecida com uma das melhores casas de gelatos e grofes de Barcelona. São vários tipos de grofes; com nozes ou sem, de chocolate ou baunilha e ainda acrescenta o gelato e se aguenta mais uma dose de glicose ainda tem a opção de uma cobertura. É imperdível, até porque é pertinho da Plaça de Catalunya.

(*) Clay Rodrigues é estudante de arquitetura, designer e colunista: 
http://debaixodobloco.wordpress.com/

Nenhum comentário: