terça-feira, 19 de junho de 2012

AO PÉ DO OUVIDO// São João tem que ter forró

Por Rosualdo Rodrigues


Festas de São João tem no Brasil inteiro. Com algumas características particulares de uma região para outra, inclusive musicais. No Sul, por exemplo, a trilha inclui ritmos tradicionais locais, como o vanerão; no Sudeste, a gente não escapa de ouvir um sertanejo; no Norte se toca a batida de boi. Mas, vocês hão de convir, festa junina sem o forró nordestino não é festa junina.


Sem receio de soar bairrista, diria que não é por acaso que em nenhum outro lugar se comemora São João, Santo Antônio e São Pedro com tanta animação quanto lá no Nordeste. Estão caí Caruaru e Campina Grande que não me deixam mentir. Embora, infelizmente, lá também o forró tenha perdido espaço para outro tipo de música nada a ver.


Essa música nada a ver, claro, é aquela tocada pelas bandas de “forró eletrônico” (que é qualquer coisa, menos forró) e de axé music (ah, não, São João com Chiclete com Banana, só se for a música do Jackson do Pandeiro) ou pelos cantores de sertanejo pop que se multiplicam feito praga. Numa hora dessas, melhor ser conservador. O tradicional é muito melhor.


Por isso, reviro o baú atrás de uns discos para espantar essa assombração e faço uma daquelas listinhas que podem até ajudar quem estiver planejando uma festa junina, se não para domingo, que é dia de São João, para os próximos dias – afinal, pelo menos em Brasília, elas entram pelo mês de julho e às vezes chegam até a agosto.


1. Forró de todos os tempos, de Alceu Valença
Forrós do próprio Alceu e clássicos absolutos do gênero, como O xote das meninas,
Petrolina Juazeiro.


2. A vida vai, do Bicho de Pé
O Bicho de Pé dá tratamento pop aos ritmos musicais nordestinos, com arranjos bem elaborados e a ótima voz de Janaína Pereira.



3. Flor da Paraíba Elba canta Luiz, ambos de Elba Ramalho
Em dois discos totalmente dedicados em forró,  Elba arrasa. Só os dois renderiam uma festa. Não dá para citar um só. Quer ver, ouça
São João Xangô menino.


4. Baú do Trio Nordestino Vol. 1, do Trio Nordestino
Regravação dos maiores sucessos do grupo, com convidados Lenine (
O chineleiro), Elba, Fagner e Bezerra da Silva.

5. O homem da perna de pau, de Edson Duarte
Forró malicioso nas letras de duplo sentido (ingênuas diante de Calcinha Preta e Garota Safada) e no ritmo gostoso, quebrado, sinuoso.



6. Basta acreditar, de Adelmário Coelho
Este baiano é bom, mantém o lirismo típico do velho e bom forró. com um som mais encorpado, eletrificado sem deixar a sanfona em segundo plano.


7. Dom cristalino, de Flávio José
Citei este porque é o mais recente dele, de 2008, mas qualquer um disco deste sanfoneiro e cantor paraibano de Monteiro vale a pena. Segue a mesma linha de Adelmário.



8. 60 anos de forró com muita alegria, de Genival Lacerda
Genival regrava seus principais sucesso com convidados. Entre eles, Ivete Sangalo (cantando, claro, O Chevete da menina), Chico César, Flávio José, Dominguinhos e Zeca Pagodinho.



9. Agitando a rapaziada, do Trio ForrozãoO repertório do trio é basicamente uma seleção de sucessos de forró de diferentes épocas, como Eu sou o estopim. hit na voz de Marinês


10. Perfil, Luiz Gonzaga
Uma coletânea bem básica. Mas, é lógio que ele não pode ficar fora da festa. Ainda mais quando se comemora 100 anos de seu nascimento.

Nenhum comentário: