segunda-feira, 2 de abril de 2012

EU RECOMENDO // Um velho sonho em BH


Rodrigo Viana (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Ir a Belo Horizonte e não ir ao Vecchio Sogno é uma viagem incompleta. O mais famoso restaurante da capital de Minas, tanto entre os mineiros quanto no Brasil, é o lugar certo para vivenciar uma experiência gastronômica única. Quem comanda a casa é o chef Ivo Faria, um nome que é sinônimo de técnica, liderança e sabedoria. Ivo viveu na Europa por muitos anos, passando por cozinhas da Suiça e da França. Conviveu com grandes nomes da gastronomia mundial e aprendeu por lá o amplo conhecimento que tem, especialmente de ingredientes, safras, temporadas e processos de fabricação dos mais diversos insumos.

No seu restaurante, que fica no bairro Santo Agostinho, um dos mais charmosos de BH, o chef apresenta uma gastronomia baseada na cozinha criativa italiana, que ainda recebe influências francesas, orientais, mediterrâneas e mineiras. O que mais chama a atenção na cozinha do Vecchio é a preocupação extrema com o padrão de qualidade dos pratos. O mesmo risotto que você comer lá hoje, comerá daqui a cinco anos.

O Ivo é muito rigoroso com essa questão, se um prato estiver com uma execução incorreta, ele manda jogar tudo fora e fazer de novo. Não há preocupação em se perder o filé mignon que vai pro lixo, a preocupação maior é de se perder o cliente. E isso não se vê em qualquer lugar.

Quando for ao Vecchio Sogno, algumas dicas de pratos imperdíveis são o Agnello Brasato, o Gamberi a la Grappa com ravióli negro e o Torteloni de pato em molho trufado. Tanto esmero na cozinha, também está refletido no serviço do salão e no confortável ambiente do restaurante. Não é à toa que desde a abertura da casa em 1995, ela já ganhou vários prêmios de Veja Comer & Beber, possui duas estrelas no Guia 4 Rodas, Ivo já foi considerado o melhor chef da cidade e sua carta de vinhos já recebeu duas vezes o Award of Excellence, da revista americana Wine Spectator.

Além disso, a casa faz parte do seleto grupo da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, oferecendo cada ano uma nova receita, que quando pedida, acompanha um prato decorado de presente para o cliente.

O nível de exigência na cozinha do Vecchio é tão alta que durante muito tempo, um prato voltar do salão com uma reclamação do cliente, ou mesmo uma carne fora do ponto, era motivo de luto para todos, e vergonha para o cozinheiro que executou a receita. Trabalhei nessa brigada por cinco anos e nunca havia visto em minha vida tamanha preocupação com o padrão de qualidade. Claro que o ponto alto de uma visita ao restaurante, é ter seu prato preparado pelo Ivo, sem que você escolha nada do cardápio e o Chef pessoalmente conduza a refeição. Não há nada igual! Mas não é todo dia que encontramos ele por lá...”

Vecchio Sogno
Rua Martim de Carvalho, 75
Santo Agostinho – Belo Horizonte
Telefone: (31) 3292-5251
Site:
www.vecchiosogno.com.br/

(*) Rodrigo Viana é chef do restaurante Places, em Brasília. Ele nasceu em Barbacena (MG) e trabalha com gastronomia desde os 14 anos, quando começou a auxiliar sua mãe no buffet que ela tinha. Depois de passar por alguns lugares em Minas gerais, chegou a Brasília em 2005, onde atuou como chef do Lake´s por cinco anos. Em 2011, assumiu a cozinha do Places.

Places
Setor Hoteleiro Sul, quadra 5, bloco H
Telefone: (61) 3223-1526
Asa Sul- Brasília
Site: http://www.placesrestaurante.com.br/

Um comentário:

Notas de Sabor disse...

Muito legal o blog. Acabo de conhecer! AProveito para deixar o endereço do meu blog, Notas de Sabor.
http://www.notasdesabor.com.br

Vocês teriam condição de citar a fonte da foto usada no post sobre o Vecchio Sogno, que é do Notas de Sabor?

Abraços!