segunda-feira, 9 de abril de 2012

EU RECOMENDO // É MaraKuthai!


Por Luciano Pires (*)
Convidado especial do Gastronomix

“A indicação veio da melhor cunhada do mundo: Luiza Borba. Entramos no carro, eu e Julia, e embicamos da aconchegante pousada que fica perto da parada da barca rumo à Av. Força Expedicionária Brasileira, 495, na Vila.

Os dois, de tão curiosos por confirmar a dica, percorremos, possivelmente, a maior distância conhecida até o famoso destino. E olha que Ilhabela não é nenhuma Manhattan! O fato é que vimos o centro e boa parte da orla se arrastarem pela janela do peugeotzinho por cerca de intermináveis 20 minutos.

Depois de três paradas, algumas súplicas por informações precisas, dois caminhos furados e um atalho inédito, finalmente chegamos. A fachada acanhada não combinava com o status imaginário conferido pela dupla de turistas gastronômicos de primeiríssima viagem. “É aqui o MaraKuthai?”, questionamos quase ao mesmo tempo um pro outro.

Na nossa cabeça, a fama de sofisticado e exclusivo sugeria algo além daquela portinha. Sei lá. Pensávamos que seríamos recebidos por um daqueles engomadinhos blasé com cara de figurante de filme francês – tipo recepcionista do DPNY, o spa+resort+clube dos endinheirados onde também estivemos.

Ah, a comida contemporânea! Fomos apresentados a ela. E sem cerimônia. Para o nosso deleite, o encontro não poderia ter sido melhor. Tudo estava perfeito. O astral, o atendimento, a água aromatizada com hortelã, limão e pimenta dedo-de-moça servida de graça, a música...

Um pouco altos – culpa do maravilhoso vinho chileno – exercitamos os olhos admirando um ao outro, mas também os barcos de milhões de pés ancorados ao fundo, a decoração feita de objetos usados e, claro, as camas que viraram mesas descoladas e originas.

Julia, enfeitiçada por camarões e lula no molho de leite de coco com toque de alho-poró, tomate, pimenta e limão, acompanhados de arroz jasmim e farofa de dendê (R$ 52), não se conteve. “Meu Deus, que coisa boa”, desabafou em meio a suspiros e exclamações. Eu, de frente para tirinhas de avestruz ao molho cremoso de shitake com farofa de castanhas e arroz jasmim (R$ 49), apenas concordei. “Sim, você tem razão”, disse quase em transe.

Passamos algumas horas ali. Foram as melhores de um fim de verão com cara de férias de servidor do Judiciário. Felizmente (para ela!) a jovem chef Renata Vanzetto não estava. Sim, porque se a encontrássemos... nos atiraríamos aos seus pés. Mas, antes, pediríamos mais um vinho”.

MaraKuthai
Av. Força Expedicionária Brasileira, 495 - Vila
Ilhabela – São Paulo
(12) 3896 5874/3754

Convém fazer reserva na alta temporada
Aberto de quinta a sábado
www.marakuthai.com.br

()* Luciano Pires é jornalista. Trabalhou em diversos veículos da imprensa e é especializado em cobertura de temas econômicos. Atualmente, é consultor da FSB Comunicações. “É o melhor pai do mundo”, diz Mateus Pires. Pra mim, é o melhor amigo e parceiro do mundo!

Nenhum comentário: