segunda-feira, 26 de março de 2012

EU RECOMENDO // Turquia para olhos, paladar e espírito


Por Rodrigo Ledo (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Degustar as delícias sensoriais do Grand Bazaar – mercado milenar que é ponto turístico de Istambul – me permitiu redefinir a expressão “comer com os olhos”. As vielas labirínticas proporcionam a experiência de transformar todos os seus estímulos em tempero e antessala de uma bela refeição típica. São galerias cheias de lojinhas, badulaques, cores, sons e gente, muita gente!

O que não falta no Grand Bazaar são bistrôs com todo tipo de comida turca, e (pasmem!) frequentados mais pelos comerciantes e consumidores locais do que pelos turistas. Ou seja, a gostosa sensação de estar imerso na realidade regional, sem filtros. Não sei se foi devido à época em que estive lá, final de inverno, mas havia maioria turca…

Voltando ao que interessa, após uma manhã inteira percorrendo as vielas de teto baixo, regateando à exaustão o preço dos mais diversos produtos, topei com um dos tais bistrôs: Havuzlu Restaurant. O impulso de entrar foi definido, primeiramente, pela decoração convidativa. Arcos, tapetes, luzes mornas e ornamentos finamente dispostos, sem os exageros pega-gringo.

Soube depois que o simpático estabelecimento tinha sido construído no lugar de becos do mercado, fechados e remodelados para abrigar o bistrô. Os preços? Um excelente custo-benefício, abaixo de qualquer buffet a quilo de Ipanema, Rio de Janeiro.

Logo no vestíbulo da casa, prenúncios da comfort food: uma espécie de braseiro esculpido em bronze, com motivos islâmicos, onde o visitante podia aquecer as mãos (fazia 5° Celsius lá fora); dois canapés, uma mesinha de centro e um tapete turco para a espera da mesa; e, próximo, um balcão envidraçado com as travessas da comida típica.

Eis que surge o maitre, lépido e falante (em inglês turco, sensacional), simpaticíssimo, pergunta o que vou querer comer, explicando o que era “tchík mít” (goulash de frango), cordeiro com legumes (“lamb mít”) ou o cozidão de legumes à moda turca. Decidi provar o cordeiro, a mais tradicional das carnes na Turquia.

Cinco minutos depois, já sentado à mesa, começaram os mimos dos garçons, elétricos como o maitre. Trouxeram pão e água – sempre uma cortesia dos restaurantes do país –, fizeram perguntas, ajudaram a tirar fotos, sorridentes. Em tempo: os pães turcos deveriam ter a mesma fama que os franceses e italianos – ricos em diversidade e sabor.

Para beber, pedi o vinho tinto turco que já havia provado em ocasião anterior. Eles têm várias marcas de vin de table que (como o nome diz) estão longe de ser sofisticados, mas são bebidas honestas e apropriadas para a comida regional.

O prato chegou fumegante, com cheiro bom e aparência de comida forte, apropriada para o frio. Bem condimentado, como de resto são as iguarias turcas, o cordeiro desmanchava. As batatas, cenouras e folhagens ensopadas não podem ser descritas como meras coadjuvantes, pela consistência ideal e temperos. A pimenta oferecida na mesa – semelhante à pimenta do reino – foi testada e aprovada.

Excelente paladar. Selo de comfort food, por favor – “mais do que um alimento para o estômago, é um alimento para o espírito", conforme definição que li recentemente”.

Havuzlu Restaurant
Orıent Bazaar, Cankurtaran Mh.
Istambul – Turquia
Telefone: 0212 527 3346
www.havuzlurestaurant.com

Veja outras dicas da Turquia no GUIA GASTRONOMIX - ISTAMBUL.

(*) Rodrigo Ledo é um jornalista "baluarte". Carioca da gema, Leod trabalha atualmente na FSB Comunicações.

Um comentário:

Eu disse...

Fiquei com água na boca de vontade de provar o cordeiro. Tão bem descrito que quase senti o cheiro.
Beijos nos Rodrigos!
Raquel