quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

AO PÉ DO OUVIDO// Pra tudo começar na quarta-feira...

Por Rosualdo Rodrigues

Frevo, axé, marchinhas e sambas-enredos ainda devem estar ecoando no juízo de muita gente. Por isso mesmo, a coluna pega leve, evita rodeios e vai direto ao assunto: eis aqui dez novos discos que merecem pacotes e pacotes de confetes (ops! ainda o carnaval).

1. Viola de arame, composições brasileiras, de Roberto Corrêa
Este é para equilibrar a energia daqueles que se sentem saturados da mistura sonora e etílica do carnaval. Lindo, delicado e feito com o rigor habitual na obra do violeiro

2. Part lies, part heart, part truth, part garbage 1982 -2011, do R.E.M.
São 40 faixas, em dois CDs, que fazem uma ótima retrospectiva da carreira da banda liderada por Michael Stipe. Pop song 89 é a cara do meu irmão Robério...

3. Manja perene, do Letuce
A dupla carioca aprimora o que mostrou no disco de estreia. Volta com um CD tão delicioso quanto o primeiro, mas com uma produção mais sofisticada. Insoniazinha tem algo de Mutantes...

4. How do you do?, de Mayer Hawthorne
Lembra Stylistics, Temptations, Barry White...? O cantor, compositor e multi-instrumentista americano nos leva a viagem no tempo de volta aos anos 1970. É branco fazendo black music de primeira. Ouve só A long time.

5. Close-up Vol. 3 – States of being, de Suzanne Vega
Suzanne Vega encerra a excelente trilogia em que revê suas canções em discos temáticos (os dois primeiros foram Love Songs e People & Places).

6. Tua, de Simona Molinari
Esta italiana foge ao romantismo tradicional da música de seu país (pelo menos a que costuma ser exportada) com uma mistura de pop, jazz, música de orquestra. Surpreendente! In cerca di te abre o disco.

7. Eu voltei, de Ângela Maria
Ângela Maria retorna aos estúdios depois de oito anos sem gravar. Os agudos de Babalu não são os mesmos, mas ela continua afinadíssima... E tem a aura de mito de quem comemora 60 anos de carreira.

8. Caixa de música, de Renata Gebara
Um disco de regravações, cada uma melhor que a outra. Renata buscou um repertório nada óbvio e trouxe de volta, em versões bastante criativas e pessoais, pérolas como Planeta Vênus e Olha eu aqui, sucessos de Pepeu Gomes e Evinha.

9. A peleja do diabo com o dono do céu, de Zé Ramalho
O disco é de 1979, mas foi relançado na Coleção Cultura. É tão desvinculado de modismos da época que soa atemporal, ainda hoje instigante.

10. Our version of events, Emeli Sande
Emeli é a mais recente voz poderosa feminina na seara do R&B e do soul... É quente, nem parece que vem da fria Escócia. Heaven foi o primeiro single.

2 comentários:

Roberio disse...

Valeu a lembrança mano,O R.E.M. é muito bom mesmo.Beijo.

Kats disse...

Mayer Hawthorne!!! amo/sou