terça-feira, 10 de janeiro de 2012

GASTRONOMIX // A boa comida de Phi Phi


As águas cristalinas de Ko Phi Phi - real, eu vi

Acho engraçado quando algumas pessoas me encontram e dizem que me deixaram de convidar para comer algo pois pensam que só como “comida chique”. Engano. Aliás, a boa gastronomia está na qualidade do que o cozinheiro e suas panelas podem produzir e não quanto você paga pela comida.

Em recente viagem à Tailândia, mais precisamente, numa ilha paradisíaca chamada Ko Phi Phi, comi em dois desses bons lugares de comida boa e barata: Papaya e no Mr. Tee.

Antes de comentar a comida, propriamente dita, deixo aqui um pouco das imagens que você vai encontrar em Ko Phi Phi.



PAPAYA

O Papaya é pop e enche por volta das 19h. A primeira vez que li sobre este pequeno aconchego foi no caderno de anotações da jornalista Rachel Verano, uma veterana de Tailândia e de Ásia.

A dica do Papaya é certeira. Parte da comida é feita ali, bem à sua frente, pelas mãos de um mestre cuca tailandês. O empreendimento é familiar e a marca registrada, a simpatia, além da comida honesta. Maneire na pimenta. Se pedir hot, prepare a língua para mais tarde.

O cardápio é um papel, feito em uma impressora colorida, coberto por um plástico duro para durar mais tempo. Os preços (quando) variam de 70 baths a 150 baths (cada 30 baths é US$ 1,00). Você pode comer um fried rice (arroz frito típico tailandês) com atum por 80 baths ou se quiser sofisticar o parto com camarões, paga até 150 baths ou US$ 5,00.

Vale a pena pedir uma saladinha de entrada e um prato principal acompanhado de arroz. As porções são fartas e saborosas.

Nas paredes, grafites bem urbanos. As mesas podem ser coletivas, já que – em determinado momento - o fluxo realmente aumenta bem. Os talheres estão em caixas de metal.

Neste dia, experimentei:

- Salada de Papaya Verde (picante demais e saborosa demais)

- Frango com castanhas e legumes

MR TEE

O gato do Mr Tee morreu. Tinha uma história – que não era lenda – que o chef MrTBee tinha um gato, metido a esquimó, que adorava dormir dentro da geladeira. O gato bateu as botas, mas o cozinheiro tailandês continua lá, firme e forte, esquentando a barriga no fogão com dois auxiliares de cozinha.

Seu “restaurante” fica bem próxima à feirinha de Phi Phi. Além disso, o moçoilo é bem conhecido na região. Batendo fome é só perguntar onde fica a comida mais tradicional da ilha que as pessoas saberão indicar o caminho para a tenda de Mr Tee (de óculos na foto).

Ele fala pouco, mas se orgulha de seu estabelecimento ter sido vistoriado e aprovado pela Vigilância Sanitária de lá e de fazer o Pad Thai original.

No seu menu, as comidas tailandesas típicas e, assim como o Papaya, com ótimos preços – variam de 20 baths e 150 baths. O cardápio é ilustrado para facilitar a comunicação. O atendimento é eficiente e a comida não demora muito. Seu espaço é também bem concorrido.

Experimentei:

- o maravilhoso rolinho primavera de legumes (um clássico tailandês)

- Peixe frito com molho agridoce

- Frango com gengibre e legumes picantes

A garçonete fecha a conta na sua mesa. E a conta vem assim...Uhuuuu. É só pagar mesmo. Ainda bem que números são números.



4 comentários:

Abilio Cardoso disse...

Parabéns pelo excelente blog Rodrigo.
Acabo de conhecer e acrescentar nos meus favoritos.
Abraço
Abilio

Rodrigo Caetano disse...

Abílio, seja sempre bem-vindo ao Gastronomix. Aqui é um ponto de encontro de pessoas que gostam de se divertir. Continue por aqui. Forte abraço.
Rodrigo

Rodrigo Caetano disse...

Abílio, seja sempre bem-vindo ao Gastronomix. Aqui é um ponto de encontro de pessoas que gostam de se divertir. Continue por aqui. Forte abraço.
Rodrigo

Cuina Cinc disse...

Increible:))