terça-feira, 13 de dezembro de 2011

GASTRONOMIX // Curry verde de carne com brócolis


Nas últimas duas semanas, mais precisamente – em três dias distintos – fiz este prato para quase 50 pessoas em ocasiões diferentes. Uma maratona divertida. Com alguns ingredientes que trouxe da Tailândia, tudo ficou mais fácil e saboroso. Uma adaptação ali, outra acolá e a vida na cozinha segue.

Aprendi este prato no curso de gastronomia que fiz em Chiang Mai, no norte da Tailândia. Uma experiência e tanto. Eu e o grupo de colegas fomos ao mercado escolher os produtos para depois partirmos para o fogão.

O interessante é que fizemos a nossa própria pasta de curry ao invés de comprá-la já industrializada. O problema aqui no Brasil, às vezes, é a dificuldade de encontrar os ingredientes, porque a preparação em sai da pasta é simples. Vamos ao prato:

Curry verde de carne com brócolis

Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de leite de coco
- 2 colheres (sopa) de pasta de curry verde
- 500 g de filé mignon cortado em cubos
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- 3 colheres (sopa) de nampla (molho de peixe)
- 3 colheres (sopa) de molho de ostra
- 100 g de brócolis
- 1 colher (sopa) de raspas de limão
- 2 pimentas vermelhas cortadas na diagonal
- 20 folhas de manjericão

Preparo
- Separe e pique todos os ingredientes conforme pedido na receita.

- Leve uma panela com água ao fogo alto. Quando ferver, coloque o brócolis e deixe cozinhar por 2 minutos. Escorra a água e reserve.

- Numa panela grande, de preferência côncava, como a wok, coloque 1/2 xícara de leite de coco e leve ao fogo baixo.

- Quando esquentar, junte a pasta de curry e misture bem. Acrescente a carne e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando.

- Junte o brócolis e misture bem. Tempere com açúcar, nampla e molho de ostra. Junte o restante do leite de coco, aumente o fogo e deixe cozinhar.

- Acrescente as raspas de limão, a pimenta, as folhas de manjericão e sirva a seguir.

Para quem quiser fazer a própria pasta de curry à “brasileira”:

Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de pimenta verde fresca sem sementes- 1 colher (chá) de cúrcuma - 1 saquinho de chá de erva-cidreira - 1 colher (chá) de gengibre - 1 colher (chá) de cebola roxa- 1 colher (chá) de raspas de limão - 1 colher (chá) de coentro picados- 1 colher (sopa) de alho picado- 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos- 1/2 colher (chá) de sementes de coentro - 1/2 colher (chá) de sementes de cominho

Preparo
Num processador de alimentos, coloque todos os ingredientes e bata até formar uma pasta homogênea. Se preferir, use um pilão.

2 comentários:

Nossa Cozinha Bistrô disse...

AMOOOOO curry verde, parabéns pela matéria!

Verinha disse...

Muito bom!!! Fiz um curso de culinária em Paghnan... acho sensacional a comida tailandesa. Vou testar sua receita! Tá com uma cara MUITO boa!