quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

GASTRONOMIX // Cozinha mais do que emocional


Cleydy é muito observadora e curiosa. Olha. Analisa. Pergunta. Comenta.
E, é claro, mete a mão na massa com gosto.

Sua comida chegou aos meus ouvidos por um amigo, que sempre me falava das maravilhas que comia em casa. Fui lá, na casa do Wladimir cozinhar e Cleydy estava na área me acompanhando e me ajudando no preparo de maneira bem atenta.

Nem precisou eu pedir. Ela mesma, naquela paquera gastronômica, me convidou para comer o que faz de melhor: pato ao tucupi. Soube de bastidor que a rabada feita por Cleydy é campeã.

Nascida em Abadiânia, cidade a 103 km de Brasília, Cleydy Mariano passou a infância na fazenda Raizama, em Alexânia (GO). Aos 12 anos, mudou-se para o Pará, onde aprendeu a fazer os pratos típicos do estado que encantou o chef espanhol Ferran Adriá, em visita ao Brasil em 2010.

No Pará, viveu em Ourilândia do Norte, a 960 km de Belém. Foi lá, quando estudava, que aprendeu a fazer o pato ao tucupi com seu professor.

A receita chegou à Brasília dez anos depois quando Cleydy – que completa hoje 37 anos – voltou para o Centro-Oeste. De lá pra cá, ela reproduziu o prato mais de uma dezena de vezes e foi apurando cada vez mais o modo de fazer.

Pimenta feita pela mãe de Cleydy: DNA da cozinha

Cleydy demonstra sua paixão pela cozinha sem querer. Tem orgulho de ser autodidata. Fez um único curso no Senac. Aprendeu a fazer sushi e sashimi, a pedido do Wladimir. No geral, lê receitas, faz adaptações e cria as próprias.

Na semana passada, foi minha vez de experimentar um pouco do que Cleydy sabe fazer de cor (literalmente, de coração). Sua receita de pato ao Tucupi é famosa. E deliciosa!!! Fiquei com o sabor do pato durante dias na memória.

Uma dica para quem tentar reproduzir a receita e que mora em Brasília. Nossa chef recomenda comprar o tucupi e jambu na feira do Guará ou na Torre de TV. E o pato, de boa qualidade, pode ser encontrado na feira permanente do Núcleo Bandeirante.

O pato da Cleydy

Ingredientes
- 2 litros de tucupi
- 3 dentes de alho espremidos
- 2 maços de folha de jambu
- 1 cebola picada
- 1 pato limpo cortado em pedaços
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 pimenta dedo de moça sem sementes picadas

Preparo

- Tempere o apto com alho, cebola, sal, pimenta do reino e pimenta dedo de moça
- Deixe de um dia para o outro na geladeira para pegar bem o tempero
- Aqueça o forno em temperatura média.
- Coloque o pato numa assadeira com um pouco de óleo e leve ao forno até dourar
- Numa panela, coloque o tucupi e os pedaços do pato assado. Leve ao fogo alto até ferver.
- Abaixe o fogo e cozinhe até ficar macio. Junte as folhas de jambu e cozinhe até que os talos fiquem macios.
- Sirva com farinha de mandioca e arroz branco.

Nenhum comentário: