terça-feira, 15 de novembro de 2011

ALMANAQUE // Para ler e se supreender

Tem comidas, pratos e receitas que a gente acha que sabe onde foram criados. Mas você pode se surpreender. O sorvete é chinês, o hambúrguer é alemão, a pizza é egípcia, o estrogonofe é russo e o sushi é chinês. Pois é...surpresa mesmo!

COMO O SORVETE FOI CRIADO

Uma pasta de leite e arroz colocada na neve para solidificar. Essa era a receita do primeiro sorvete, criado na China há 4 mil anos. O problema era armazenar neve para o verão em rudimentares câmaras subterrâneas com grossas paredes de pedras. No século 14, quando os chineses já faziam sorvetes de vários sabores adicionando neve ao leite, o explorador Marco Polo levou a novidade para a Itália. Os italianos se transformaram em artesãos dessa obra-prima, no século 16.

Bernardo Buontalenti foi um dos mais notórios sorveteiros da época. Em 1660, Procópio Coltelli inaugurou, em Paris, a primeira sorveteria do mundo. A primeira fábrica de sorvetes nasceu nos Estados Unidos em 1851. A primeira sorveteria do Brasil foi inaugurada em 1835, por um italiano chamado Besili, no Rio de Janeiro.

COMO A PIZZA FOI CRIADA

A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros foram os gregos, que faziam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália. Era um alimento de pobres do sul da Itália.
Mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sanduíche. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços de lingüiça ou ovos por cima. A partir do século 16, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo. Pizzas podem ter uma centena de coberturas. A primeira redonda servida à rainha Margherita, da Itália, foi enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho).

COMO O ESTROGONOFE FOI CRIADO

Prato de origem russa. Seu nome original é Strogonov. No século XVI, na Rússia, os soldados levavam sua ração de carne, cortada em nacos, em grandes barris, debaixo de uma mistura de sal grosso e aguardente para preservar. Coube a um cozinheiro do Czar Pedro, o Grande, que era protegido do general Strogonov, melhorar e refinar a mistura. Com a Revolução de 1917 e a emigração dos russos brancos, a receita chegou à França, onde foi refinada, chegando à forma atual.
COMO O SUSHI FOI CRIADO

Está na antiga China onde, mais do que um prato, foi um método de preservação de peixes. Cozido o arroz, colocava-se no seu interior pedaços de peixe e sal. O peixe assim "embrulhado" fermentava por meses, e só ele servia de alimento. Tal método chegou ao Japão há 2 mil anos, e lá, o período de fermentação foi alterado e adicionou-se vinagre de arroz ao sushi. Com o passar do tempo, o arroz passou a ser consumido também.

COMO O HAMBURGUER FOI CRIADO

O nome deste prato denuncia que sua origem, ao contrário do que todo mundo pensa, não tem nada de norte-americana. O hambúrguer chegou aos Estados Unidos no século 19 por meio de imigrantes vindos da cidade de Hamburgo, na Alemanha. Os americanos só acrescentaram o pão.

Uma das versões sobre a origem do hambúrguer diz que no fim do século 17 tribos nômades da Ásia Ocidental desenvolveram a técnica de temperar a carne bovina, bem picadinha, para evitar que ela apodrecesse. Marinheiros alemães descobriram a receita, mas passaram a cozinhar a carne. A iguaria fez tanto sucesso que se tornou um prato típico alemão.

Nenhum comentário: