segunda-feira, 19 de setembro de 2011

EU RECOMENDO // Portuga chique em Tambaú


Por Rosualdo Rodrigues (*)
Convidado especial do Gastronomix


“O Mangai ainda é a referência gastronômica mais forte para quem vai a João Pessoa a passeio. E realmente, em termos de comida regional, é imbatível. Mas um dos restaurantes mais tradicionais da cidade é, na verdade, de cozinha portuguesa, o Adega do Alfredo, que funciona desde 1979 um pouco depois do Hotel Tambaú, na direção de Manaíra (não é, portanto, fruto da recente invasão portuguesa nas praias do Nordeste).

O Adega do Alfredo é freqüentado pela gente endinheirada da cidade, mas os preços – média de R$ 35 por prato – não assustam quem está acostumado a encarar os cardápios dos restaurantes de Brasília e São Paulo, por exemplo.

Uma das peças de resistência da casa é o bacalhau com batatas ao murro, que ainda não tive o prazer de provar. Mas saboreei e aprovei outro item apontado como hit do cardápio: o camarão a marroquino, servido com molho à base de mel, mostarda e arroz de frutas secas. Bem servido como prático único.

E enquanto espera, vale ir saboreando os petiscos do bufê de frios e antepastos, que entre outras delícias tem uma punheta de bacalhau como eu não nunca tinha provado antes. Se preferir uma entrada quente, tem coisas como o queijo de coalho à mediterrânea, assado, temperado com azeite, manjericão e alho laminado.

De quebra, é possível tomar bons vinhos por preços razoáveis. A adega privilegia os vinhos portugueses, mas a carta é bem variada”.

Adega do Alfredo
Rua Coração de Jesus, s/n

Tambaú – João Pessoa
Telefone: (83) 3226-4346
www.adegadoalfredo.com.br

(*) Rosualdo Rodrigues é paraibano, jornalista, subeditor de Cultura do Correio Braziliense e colunista de música do blog Gastronomix. Rosualdo já ouviu de tudo na vida, desde boas histórias a mais de 6 mil CDs - do rock indiano ao pop tailandês. É referência!!!!

Um comentário:

Daniel disse...

Deu água na boca, ora pois!