quarta-feira, 28 de setembro de 2011

AO PÉ DO OUVIDO// Tudo está no seu lugar

Por Rosualdo Rodrigues

Muito bom o disco novo de Luciana Mello. Tão bom que até me deu vontade de ouvir de novo Nêga, o anterior, que ouvi duas ou três vezes sem me empolgar. Lançado há quatro anos, Nêga passou meio em branco. Chegou até a ser relançado no ano passado, numa tentativa de se consertar a má divulgação que teve no lançamento. Tomara que 6º solo, o que acaba de sair, não tenha o mesmo destino. É um disco que merece atenção.

O repertório tem quatro músicas do irmão de Luciana, Jair Oliveira — a melhor delas, o samba Mentira, Luciana canta com o pai, Jair Rodrigues — e inéditas de Chico César (Descolada) e Arnaldo Antunes (Se for pra mentir). A essas se juntaram músicas de Djavan (Deixa o sol sair), Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro (Áfrico) e Gonzaguinha (Recado), entre outros. O estranho no ninho nessa seleção é Couleur café, do mítico Serge Gainsbourg (que tem participação do afro-alemão Corneille).

Fazendo a linha controcê-controvê, transcrevo aqui o comentário que escrevei sobre ele para o Correio Braziliense:

“O disco 6º solo é desses em que não há sobras. Tudo tem a medida certa. Os ótimos arranjos (assinados, na maioria, por Otávio de Moraes) evidenciam a brasilidade pretendida por Luciana Mello, mas ganham charme meio jazzy em músicas como Tchau e Se for pra mentir. Essas e a francesa Couleur café — à qual o arranjo minimalista de Jair Oliveira e o vocal de Corneille deram um ar afro — funcionam como respiros estratégicos no andamento do disco, em que o samba predomina. O repertório é curto e preciso. Revela cuidado na escolha e e sensibilidade no encadeamento das canções. Luciana surpreende com um Arnaldo Antunes atípico (Se for pra mentir tem letra de samba-canção, mas se arrasta como um blues, com belíssima guitarra de Edson Guidetti) e Mentira fecha com chave de ouro (perdoem o clichê). É a melhor das quatro assinadas por Jairzinho e ainda tem o efusivo vocal de Jair Rodrigues como bônus."

Nenhum comentário: