segunda-feira, 13 de junho de 2011

EU RECOMENDO // Óbvio e inesperado!


Por Daniel Mangabeira (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Esse charmoso e pequeno restaurante na Rua Joaquim Antunes no Jardim Paulistano já é bem conhecido do público paulistano e brasiliense, mesmo assim gostaria de falar sobre ele por uma simples razão: foram poucas as vezes que um “prato de comida” me deixou tão excitado, feliz, nervoso, curioso, impressionado e ávido por voltar e repetir a dose o quanto antes.

Nas outras vezes que estive neste restaurante, não dei atenção a um prato simples e barato do cardápio: Talharim de Pupunha. Parece simples porque vem acompanhado com apenas dois ingredientes (no cardápio não constam aqueles ingredientes sofisticados, afrescurados e incompreensíveis).

O molho de parmesão e o azeite de trufas brancas se unem à pupunha e fazem deste prato um dos mais saborosos que já comi na vida! A falta de coloração do prato causado pelo molho “branco” do queijo parmesão e pelas tirinhas também “brancas” da pupunha, não te dão água na boca no primeiro momento, mas na primeira garfada o chão foge dos seus pés. Não é exagero!

Há um quê de deslumbramento e de novidade presentes na textura, no aroma, inclusive na falta de cor da comida (que vem montado também em um prato branco. Tudo é pálido!!) Unido a isso, um ambiente despojado, simples até, com uma trilha sonora sofisticada e finalizado com uma sobremesa que carrega os mesmos adjetivos: “o ovo”, faz o Maní ser especial!

O ovo é uma sobremesa de sorvete de gemada, espuma de coco e pedacinhos crocantes também de coco. A apresentação causa estranheza, porque vem montado como se fosse um ovo estalado (ou estralado, ou estrelado… sei lá), mas o sabor é de revirar os olhos. A espuma de coco parece nuvem derretendo na boca e o sorvete de gemada te diz que você está no céu, mas ainda está vivo! É simples e Muito bom!

Enfim, o Maní é conhecido, badalado, super “hype”, não tem nada de novo, já fui diversas vezes, mas mesmo nesses locais batidos e óbvios a gente pode descobrir alguma coisa nova que nos surpreenda. Estou louco pra voltar... mais uma vez!

Maní
Rua Joaquim Antunes 210
Jardim Paulistano - São Paulo
T
elefone: (11) 3085 4148
Site: www.restaurantemani.com.br

(*) Daniel Mangabeira é arquiteto formado pela UnB e diretor da empresa DOMO Arquitetos.

Nenhum comentário: