quarta-feira, 20 de abril de 2011

AO PÉ DO OUVIDO // O que há de bom nas prateleiras

Por Rosualdo Rodrigues

Direto ao assunto: aqui vão cinco sugestões de CD que chegaram nos últimos meses às prateleiras das lojas/livrarias e que valem a pena ser ouvidos.

…Featuring Norah Jones
, de Norah Jones

Se em The fall, o CD que lançou em 2009, Norah Jones se rebelava contra o rótulo de cantora de jazz que lhe deram a partir dos primeiros discos, este álbum ratifica a versatilidade da artista. … Featuring reúne participações especiais de Jones em discos alheios ou de outros músicos em discos seus. Os parceiros vão desde bandas e cantores de pop rock indie, como Sean Bones e Belle & Sebastian, aos veteranos country Willie Nelson e Dolly Parton. A diversidade se faz também pelas presenças de Foo Fighters, Outkast e o rapper Talib Kweli. E a cantora segura todas.


Dreams, de Neil Diamond

Aos 70 anos, Neil Diamond interpreta suas canções preferidas, o que inclui criações de Lennon e McCartney (Blackbird, Yesterday), Leonard Cohen (Hallelujah), Randy Newman (Losing you, Feels like you) e Harry Nilsson (Don’t forget me), entre outros. São interpretações intimistas, com arranjos simples — quase sempre com violão e guitarra em primeiro plano —, mas bastante pessoais. O resultado é um belo disco, que revela maturidade e serenidade.


México!, de Rolando Villazón

Mexicano naturalizado francês, Villazón é considerado “o sucessor de Placido Domingo”. Em México!, acompanhado pelo grupo Bolívar Soloists ele celebra suas origens interpretando canções populares naquele país. Com impressionante combinação de técnica e emoção, consegue seduzir a atenção do ouvinte mesmo nas canções mais banalizadas por sucessivas gravações, como Besame mucho, Cucurrucucú paloma, El reloj e Solamente una vez.


São sons, do Música de Ruiz

Sexteto liderado por Estrela Ruiz Leminski e Téo Ruiz (que, apesar do sobrenome, não eram parentes até se tornarem marido e mulher), o Música de Ruiz faz uma rica e bem elaborada fusão de influências — do pop rock à MPB — que não consegue se acomodar a conceitos ou definições fechadas. Ná Ozzetti, Ceumar, Carlos Careqa, Míriam Maria, Natália Mallo e Rubi são alguns dos que participam como vocalistas convidados. Sim, Estrela é filha dos poetas Alice Ruiz e Paulo Leminski.

Tide, de Luciana Souza

Paulistana radicada nos EUA, Luciana Souza sempre explorou a brasilidade em sua música, mas sem fazer disso compromisso. Como intérprete ou compositora, ela se dá uma liberdade que a permite cantar em português ou inglês, ir do gingado dos samba às canções mais suaves, passando pela complexidade do jazz. Tide traz tudo isso. Começa com os sambas Adeus América e Eu quero um samba e, quando se pensa que o que vem é música brasileira para gringo ouvir, chegam pérolas como Chuva, música dela sobre poema de Paulo Leminski, ou Love — Poem e Tide, que a equiparam às grandes divas do jazz atual, como Diana Krall e Melody Gardot.

Nenhum comentário: