quinta-feira, 17 de março de 2011

ABOBRINHAS // Vegetal nosso de cada dia

Luciano MilhomemColunista de Alimentação Natural do Gastronomix
Os brasileiros carnívoros têm seu prato típico, conhecido em qualquer região do país. Trata-se do arroz com feijão, geralmente acompanhado de bife acebolado e salada de tomate com alface e eventualmente ovo frito. Qual seria, então, o prato típico dos brasileiros vegetarianos? Arroz integral com soja? Haveria um? Perguntinha difícil essa. Talvez nem haja resposta para ela. Mas vale a pena indicar algumas possibilidades.

Para início de conversa, todo vegetariano que se preza gosta de uma salada. No dia-a-dia, inclui no prato tomate, alface, cebola, pimentão, vagem e por aí vai. As folhas em geral são sempre bem-vindas: agrião, brócolis, couve, chicória, rúcula e a enorme variedade de alfaces. Fontes de cálcio e outros minerais, os chamados vegetais folhosos costumam estar na base da dieta vegetariana. Sal e azeite a gosto! Um limãozinho no lugar do vinagre cai sempre muito bem.

Outra mania de vegetariano é o arroz integral. Rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B, dele só se retira a casca, então ele quase não perde o valor nutritivo, diferentemente do arroz branco, processado, sem o gérmen. Claro que o arroz “marronzinho” combina igualmente bem com feijão, seja ele qual for. Entre os grãos, aliás, os vegetarianos também nutrem profunda simpatia por ervilha, lentilha, milho e, claro, soja, geralmente a mais prestigiada na culinária dos que não comem carne.

Um típico buffet vegetariano encanta pela variedade de cores: o amarelo da abóbora, da laranja, da manga; o branco da couve-flor, da banana, do cogumelo, do palmito, do queijo; o verde das folhas, do pimentão, do salsão e de alguns grãos, como a ervilha; o vermelho da beterraba e do tomate; o marrom da aveia, da castanha, da noz. Para acompanhar, os numerosos sucos de frutas, todos muito coloridos também.

Em restaurantes como Girassol, Green’s, Flor de Lótus e Naturetto, todos em Brasília, meu apetite se abre só de olhar o buffet. Não por acaso, todos eles têm atraído uma clientela não necessariamente adepta da dieta vegetariana. Esse público parece estar descobrindo as vantagens de uma alimentação mais equilibrada. Sem contar que, nesses lugares, há também a preocupação com a higiene do corpo e da mente. Há sempre avisos para os clientes não conversarem enquanto se servem e para se lembrarem de lavar as mãos, e o próprio ambiente favorece uma refeição mais tranqüila, menos ruidosa.

A verdade é que, por trás de uma dieta, costuma haver uma filosofia de vida. Quem opta por uma alimentação mais equilibrada tende a estar em busca de uma vida mais equilibrada também. Repito: tende. Isso, obviamente, não é regra. Mas tenho observado nos restaurantes vegetarianos uma clientela bem diferente daquela que vejo nos self service tradicionais, nas churrascarias e especialmente nos fast food.
Os chamados restaurantes naturais acabam se convertendo em uma espécie de oásis no deserto árido de um cotidiano apressado, estressado, materialista. Recomendo-os a qualquer brasileiro, carnívoros ou não.

(*) Luciano Milhomem é jornalista, mestre em Comunicação pela UnB, bacharel em Filosofia e não ingere carne de bípedes e quadrúpedes há 3 anos.

Um comentário:

Leiliane disse...

Não sou vegetariana, mas adoro a comida natural e os restaurantes citados no texto. Um dos meus prediletos é o Bardana. A comida destes lugares é saborosa, e passa a impressão que foi preparada com carinho!