quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

AO PÉ DO OUVIDO // Seu Jorge no paralelo

Por Rosualdo Rodrigues

Pense num disco bom o de Seu Jorge e Almaz!! Comentei isso com um amigo e ele disse “ouço falar em Seu Jorge e só lembro dele cantando ‘eu não posso parar de te olhar’ com Ana Carolina”. Então, se você, tal qual meu amigo, ainda tem essa referência, pode quebrar a resistência. Seu Jorge tem usado o vozeirão em coisas muito mais interessantes do que a versão da originalmente já chatíssima e lamurienta música de Damien Rice.

O disco com o Almaz é só mais um bom item na discografia dele, que inclui um divertido CD com versões de David Bowie (Life Aquatic Studio Sessions) – divertido porque despretensioso, lúdico, com um delicioso clima de luau – e o mais recente, América Brasil, de onde saíram os hits Mina do condomínio e Burguesinha (vai me dizer que você não ouviu?), dois bons exemplares da ginga peculiaríssima do cantor/compositor carioca. Seu Jorge é uma espécie de versão condensada do melhor de Billy Paul, Wilson Simonal, Jorge Ben Jor e outros negões de igual calibre. Tem um excepcional balanço e voz rara, que impressiona – como consegue cantar em tons tão baixos e ressoar igual trovão?!!

Pois bem, Seu Jorge e Almaz é um projeto paralelo dele com os caras do Nação Zumbi. O disco foi lançado primeiro nos Estados Unidos (por isso talvez não chegue a ser novidade para alguns) e saiu agora no Brasil. O repertório, de regravações, é eclético e traz versões muitíssimo criativas de músicas como Saudosa Bahia (Noriel Vilela), Cristina (Tim Maia) e Rock with you (Michael Jackson). The model (Kraftwerk) é a mais surpreendente de todas. Tempo de amor (Vinicius de Moraes e Baden Powell) é outra que foi virada pelo avesso, com um ótimo resultado. Já Everybody loves the sunshine (Roy Ayers) é de fazer neguinho flutuar.

A propósito, um novo disco solo de Seu Jorge deve sair ainda neste semestre pela Universal. E já que estamos falando dele, aproveitemos o post para recomendar outro negão que cantou com Ana Carolina e lançou há pouco tempo um disco de regravações: John Legend. Wake up, que ele gravou com a banda The Roots, é uma bela homenagem à black music engajada dos anos 1970. Lindo lindo!

Para quem não sabe, John Legend participa do disco mais recente de Ana Carolina, Nove, na música Entreolhares. Aliás, disseram que foi um mico o playback com a voz de Legend usada por ela no show que fez no Festival de Verão em Salvador.

Nenhum comentário: