segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

EU RECOMENDO // Pelas delícias das metrópoles


Por Tino Monetti (*)
Convidado especial do Gastronomix

“O Brasil, especialmente São Paulo, é um reduto da boa gastronomia mundial. Aqui é possível degustar delícias dos quatro cantos do planeta, sem dúvida, mas nada como viajar um pouco para provar sabores inéditos, assim como viver novas experiências gastronômicas.

Em Paris, por exemplo, uma ótima pedida é o restaurante Georges, localizado no sexto e último andar do Centre Pompidou, o maior centro de arte contemporânea do mundo no coração da Cidade Luz. Lá, depois de percorrer as amplas coleções e mostras do espaço, é o lugar ideal para relaxar, apreciar uma das mais belas vistas panorâmicas da capital francesa (com vista para Notre Dame, Montmartre e a Torre Eiffel) e, claro, se deliciar com pratos da cozinha fusion do estabelecimento.

Ainda na Europa, já em Londres, fortes recomendações ao restaurante chinês Yauatcha, especializado em dim sum (pratos leves e pequenos comumente degustados com chá, mania que une chineses e ingleses). O local, eleito um dos melhores do mundo pela revista Restaurant, é perfeito para descansar tranquilamente depois de uma tarde de compras e caminhada pelo Soho londrino.

Seguindo pelo Velho Continente, desta vez na Espanha, o imperdível de Barcelona é o Can Paixano (conhecido por todos como La Champañería), um dos bares mais divertidos e agitados da Europa. Lá, você pode pedir apenas um tipo de bebida: una botella de cava (o vinho espumante típico do país). Para solicitar a irresistível garrafa (que sai muito, muito barata) é necessário pedir um prato de tapas (petiscos) para acompanhar e, na maioria das vezes, tomá-la em pé, com gente de todos os lugares por todos os lados. Acredite, vale a pena e vai te fazer cair de cabeça na efervescente aura festiva catalã.

Descendo bastante, aqui em nossa vizinha Argentina, o bom mesmo é fugir de Buenos Aires e ir direto para minha cidade de coração, Rosario. Localizado a cerca de quatro horas da capital portenha, o município (carregado por uma forte vida jovem acadêmica e uma forte cena artística) é banhado pelo Rio Paraná. Nestas encostas, estão diversos bodegóns a céu aberto que, além da linda vista natural das ilhas do outro lado, servem a típica parrilla argentina, assim como massas e peixes frescos da região. Ideal para visitar com muitos amigos, em um encontro regado a bons vinhos locais.

Fanático por comida japonesa como sou, no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, o Sushi Leblon é um dos redutos preferidos na Cidade Maravilhosa. Apesar das beldades e celebridades que freqüentam o lugar constantemente, é quase impossível olhar para o lado, tamanha a beleza da apresentação dos pratos, principalmente dos exóticos. A criatividade do restaurante carioca, assim como sua fácil localização e seu sabor inigualável, o tornam um dos mais disputados e premiados do Rio, eleito por muitos meios de comunicação como o melhor oriental de toda a cidade.”

Georges
Centre George Pompidou – Paris
Telefone: +33 (0)1 44 78 47 99

Yauatcha
15 Broadwick Street
Soho – Londres
Telefone: 020 7494 8888
Site: http://www.yauatcha.com/

Can Paixano (La Champañería)
Carrer de la Reina Cristina, 7
Barcelona, Espanha
Telefone: 933 100 839

Sushi Leblon
Rua Dias Ferreira 256
Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2512 7830
Site: http://sushileblon.com/

(*) Tino Monetti é editor, jornalista, colunista musical, produtor cultural artista acidental e DJ ocasional, já tendo passado ao longo de sua trajetória profissional por veículos como Folha de São Paulo e Grupo MiX Brasil, assim como pelas revistas DOM, UMA, Bárbara, C&F, Junior, Atypica, Spazio, entre outras. Sempre longe do lugar-comum e perto do coração selvagem, gosta de abordar temas que vão de canibalismo estelar até as afetações do imaginário pop. Atualmente, é freelancer, feliz e dono do blog TM.

Nenhum comentário: