segunda-feira, 15 de novembro de 2010

EU RECOMENDO // Um convite thai pelo mundo


Por Rogério Midlej (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Conheci em São Paulo, numa das várias vezes em que vou à cidade apenas para comer bem e ir ao teatro, um restaurante tailandês para mim inesquecível. Não só pelo ambiente, de encher os olhos, mas pelo atendimento finíssimo e pelo gosto e apresentação da comida. A essência da culinária tailandesa combina erva cidreira, leite de coco, gengibre, tamarindo, molho de ostra, “nam pla” (molho de peixe) e mais de 40 variedades de outras especiarias. A pimenta é muito presente e, para alertar os mais sensíveis, ao lado de cada prato no menu vem o seu grau de ardência. O Thai Gardens infelizmente fechou as portas em Sampa, mas a rede mantém casas em Madrid, Barcelona, Cidade do México e Casablanca.

Nessa noite, estávamos numa turma de 8 pessoas. Isso nos possibilitou pedir quase todo o cardápio e experimentar o que o outro havia pedido. Das entradas, lembro bem das vieiras salteadas em ervas com molho de tamarindo, servidas em colheres de madrepérola, e do “Maiz Tood”, um tipo de croquete de camarão e frutos do mar com massa de milho verde. Tudo muito temperado, mas de forma bem equilibrada.

Meu prato principal foi um camarão com curry verde e leite de coco e pimenta dedo-de-moça. Simplesmente inesquecível. Mas a melhor escolha foi o filet da amiga ao lado, com tamarindo, shoyu e molho de ostras, servido com legumes e o famoso “pad thai”, um macarrão de arroz. O jasmim, perfumado e delicado arroz típico, acompanhava todos os pratos.

Das sobremesas pedidas – todas – o pudim de leite de coco foi o sucesso da mesa. Cremosíssimo e doce na medida certa. Saímos todos inebriados com os diversos aromas e algumas doses de vodka com lichia... Noite perfeita!”

Thai Garden
www.thaigardensgroup.com

(*) Rogério Midlej é cantor. Baiano de nascimento, ele começou a cantar profissionalmente em 2000. Lançou seu primeiro CD, “Quintal do Meu Mundo”, em 2005. De volta a Brasília desde 2006, apresenta-se com freqüência em teatros e casas de shows da cidade. Atua como empresário na sua Consultoria Musical, onde encabeça projetos como o Jazz Quinteto, o Dinner Show e uma orquestra para cerimônias.

www.consultoriamusical.com.br
Twitter: @rmcmusical / @rogeriomidlej

Nenhum comentário: