domingo, 14 de novembro de 2010

ABOBRINHAS // Muito além da paella


Luciano MilhomemColunista de Alimentação Natural do Gastronomix

Um vegetariano na Espanha logo se pergunta: como sobreviver na terra da paella e do jamón serrano? É bem verdade que se pode comer o mais famoso prato espanhol sem frutos do mar. Há paella de verduras em vários restaurantes espanhóis. Mas é como pedir feijoada sem carne seca e toucinho. Soa estranho. Dá a impressão de estar forçando a barra.

Quanto ao presunto espanhol, presente em numerosos pratos típicos, o jeito é passar longe dele. A melhor maneira de fazer isso, pois, é descobrir um bom restaurante vegetariano. Sobejam opções deles em Madri, mas me contento em oferecer aqui duas boas dicas.

O Isla del Tesoro – Cocina Sana (Ilha do Tesouro – Cozinha Saudável/ foto acima) faz jus ao nome. Precioso! Antes de fisgar você pela boca, conquista pelo ambiente. A iluminação e a decoração um pouco exótica envolvem o cliente, que tem a ligeira impressão de estar em uma espécie de taverna chique em pleno Mediterrâneo. Como na maioria dos restaurantes de Madri, é preciso fazer reserva antes por telefone. Mas recomendo abrir o site também para consultar o “menú del mediodia” da semana, embora seja difícil não gostar de algum prato ali.

As opções do Isla del Tesoro variam conforme a semana e o dia em que se vá ao restaurante. A depender da data, o cardápio presta homenagem à culinária de um destes países: Argentina, Bolívia, França, Grécia, Hungria, Índia, Itália, Japão, Líbano, Marrocos, México, Paquistão, Rússia, Sri Lanka e Tailândia.

Na segunda-feira da primeira semana do mês, por exemplo, o menu é grego. Tem como primeiro prato salada de espinafre com queijo feta. Impecável. O segundo prato é musaka (espécie de torta de berinjela e abobrinha com soja). A sobremesa, iogurte natural com frutas e melaço.

Na sexta-feira da mesma semana, o cardápio é marroquino: salada de hortelã com alface e tâmaras (primeiro prato), cuscuz de verduras refogadas e glúten com sêmola de trigo integral (segundo) e breguas – doces da região do Magreb (sobremesa). Não é de espantar que o Isla esteja sempre cheio. Melhor fazer reserva mesmo.

Outra excelente opção, ainda que menos charmosa, é o Restaurante Biovegetariano Ecocentro. Parte de um complexo que inclui loja, livraria, pousada, centro de meditação, o restaurante propriamente dito funciona no subsolo do Bio-Bufê (que oferece refeição em sistema self-service). Ambos capricham no cardápio de alimentos biológicos, ou seja, livres de pesticidas, aditivos, substâncias transgênicas. Há fartura de cereais, legumes, verduras, frutas e, em menor medida, ovos e lácteos em geral.

O Biovegetariano Ecocentro, que tem serviço à la carte, apresenta nove cardápios diferentes, conforme o dia da semana e se for almoço ou jantar. No almoço de segunda a sexta, por exemplo, o restaurante oferece como primeiro prato: carpaccio tricolor de tomate no azeite de alfavaca; folhado com verduras da estação e chapéu de provolone com orégano, acompanhado de endívia assada e cominho crocante; salada de maçã confeitada e musse de queijo azul, servida com ágar de alfavaca; ou coroa de wakama (tipo de alga) com tempurá e caviar de tomate.

É preciso escolher um deles. Apenas um! Sofrido... Como segundo prato, pode-se eleger: tofú com molho de pimenta verde, acompanhado de arroz vermelho com verduras da temporada e ninhos de cabelo-de-anjo (semelhante ao Ramen, prato japonês de origem chinesa); wok de verduras da temporada com teriyaki, acompanhado de arroz basmati integral e gergelim negro; ou lasanha de arroz socarrat com shitake e trufa negra, com refogado de verduras, chips de algas e cominho. No cardápio, você escolhe a sobremesa que quiser, assim como bebidas em geral.

Na Multitienda Natural, loja que fica ao lado do Bio-Bufê (o self-service), também parte do Ecocentro, recomendo enfaticamente a compra de pacotes de biscoitos de arroz (galletas de arroz, em espanhol), especialmente os levemente adoçados com mel. Estupendo! Riquísimo! Mas que o leitor não faça como eu, que só levou um pacote, devorou os biscoitos em poucas horas e não teve tempo de voltar à loja para comprar mais.

Na verdade, praticamente todo supermercado espanhol tem essas galletas à venda, mas não com mel, definitivamente as melhores, segundo minha irmã Andréa, quase naturalizada espanhola, uma “especialista”, portanto. Não há como duvidar dela! Buen viaje!

Isla Del Tesoro
Calle Manuela Malsaña 3
Madri - Espanha
Tel.: 91 593 1440
Site: http://www.isladeltesoro.net/


Restaurante Bio-vegetariano Ecocentro
Calle Esquilache 2 a 12 (junto à Av. Pablo Iglesias 2)
Madri - Espanha
Site: http://www.ecocentro.es/


Outros restaurantes vegetarianos em Madrid: http://www.espagne-facile.com/meilleurs-restaurants-vegetariens-madrid/4072/

(*) Luciano Milhomem é jornalista, mestre em Comunicação pela UnB, bacharel em Filosofia e não ingere carne de bípedes e quadrúpedes há 3 anos.

Nenhum comentário: