segunda-feira, 22 de novembro de 2010

EU RECOMENDO // Tá Russo? Pegue carona com a chef!


Carla Pernambuco (*)
Convidada especial do Gastronomix

“Quase 20 horas depois, eu, a viajante exausta desembarca no confuso aeroporto de Moscou. Filas com pessoas que falam línguas do mundo todo, filas com pessoas que tentam falar russo com você. A exausta viajante continua sem saber sequer onde está, para que lado ir, qual fila pegar. Duas horas depois dessa confusão, surge a capital russa com sua imponência rara.

O POVO

Para os europeus, os russos nem são orientais, nem ocidentais. São... russos. Uma categoria especial e estranha. Gente bonita, alta, rude, seca, pouco polida. Eles são eslavos, ora. Consideram-se o centro do mundo. Parecem fazer questão nenhuma de hospitalidade, mesmo que Moscou seja hoje uma opção considerada sofisticada. Para o “New York Times”, é o “Destino de Luxo 2008”. Para mim e para todos os visitantes, é a cidade mais cara do mundo. Exemplo: um abacaxi custa R$ 130.

CULINÁRIA
Vivemos sobre clichês das comidas “internacionais”, comemos comidas “transformadas”. Isso é bem visível quando se chega na Rússia. Estrogonofe? O deles é o original, com folhas de dill, pouco creme de leite e com picles para acompanhar. Já adotei essa receita nos meus restaurantes.

Porém Moscou é uma cidade de mil opções, com um “Time Out” semanal cheio de sugestões. As minhas são, por ordem de preferência:

1) Pushkin Café

Um must para quem quer conhecer o clima trendy da cidade. Comida boa, gente bonita, ambiente histórico e cardápio bem caro, claro.

Tverskoi boulevard, 26A
Tel. 8 495 739 00 33
Site:
http://www.cafe-pushkin.ru/

2) GlavPivTorg (ГлавПивТорг)

Dois andares com espaços bem anos 1970, sofás de couro capitonês, servilo rápido, comida e música russas. Chique? Sim.

Bolshaia Lubianka St., 5
Tel. 8 495 628 25 91, 8 495 626 00 22, 8 495 626 03 03, 8 495 624 19 96
Site:
http://www.glavpivtorg.ru/priemnaya

3) Uzbekistan

Cozinha uzbek, uma das repúblicas ex-soviéticas e de influência iraniana, local caro e bonito, público cheio de grifes.

Neglinnaia st., 29/14.
Tel. 8 495 623 05 85, 8 495 624 60 53
Site:
http://www.novikovgroup.ru/

4) Shinok

Cozinha da Ucrânia, nada leve e com muita carne de porco. Mas o local é pitoresco e representativo da cultura ucraniana.

1905 st., 2.
Tel. 8 495 651 81 01
Site:
http://shinok.ru/

COMPRAS
Para quem gosta de marcas grifadas, Moscou é o melhor lugar do mundo. Mas prepare um cartão de crédito bem “dourado” e que garanta os preços praticados nas lojas. Tudo é dez vezes mais caro do que Londres, por exemplo. E faz Paris parecer um parque de diversões. Entretanto, luxo e excesso estão em Moscou, de Galliano a Paul Smith, de Chanel a Stella McCartney”.

(*) Carla Pernambuco é chef de cozinha e proprietária de 2 restaurantes: um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. Gaúcha de Porto Alegre, ela nasce ou renasce em várias esquinas do mundo. Já foi atriz, jornalista e relações-públicas. A aptidão para a cozinha aflorou no período em que viveu em Nova York para acompanhar uma temporada de três anos de trabalho do marido. Na Big Apple, trabalhou num serviço de bufê e em restaurantes do SoHo e de Chinatown. De volta a São Paulo, em 1995, abriu o Carlota. E de lá pra cá, é só sucesso. Veja no site http://carlapernambuco.uol.com.br.

Nenhum comentário: