terça-feira, 14 de setembro de 2010

GASTRONOMIX // Massa com pêras e gorgonzola


Na reta final do meu mestrado, confesso que não tenho conseguido pensar em muitas coisas que não seja Bioética. Quando vem a minha cabeça alguns ingredientes, combinações e invenções que faria na cozinha logo tento desviar o pensamento para os livros, os artigos científicos e o lap top. Faz parte.

Mesmo neste batidão, me “obrigo” a arrumar um tempinho para não deixar as panelas enferrujarem. Assim, numa noite destas aqui em casa, juntei o que tinha na geladeira, liguei para três amigos. Fui logo avisando. Não será nada de outro mundo.

Realmente, me divirto fazendo jantares mais elaborados, mas uma comidinha simples e bem feita cai bem que é uma beleza... E ainda mais com a combinação de gorgonzola, de pêra e mix de castanhas. Aí é difícil de errar.

Massa de espinafre e tomate com gorgonzola, pêras e mix de castanhas

Ingredientes (4 pessoas)
- 750g de massa
- 2 pêras grandes cortadas em cubinhos
- 100g de creme de leite
- 100g de castanha do Pará
- 100g de nozes
- 350 g de gorgonzola
- ½ cebola média cortada em cubinhos
- 200g de queijo parmesão

- pimenta rosa, para decorar
- azeite
- sal e pimenta a gosto

Preparo

- Em uma panela em fogo baixo, deslize alguns fios de azeite. Coloque a cebola e espere ela fica transparente. Neste momento, acrescente duas pitadas de sal e moa uma pimentinha para temperar a cebola.

- Misture as pêras cortadas e mexa para que elas peguem o gostinho do sal, pimenta e da cebola. Faça isso por uns 5 minutos, até elas começarem a ficar mais macias.

- Na sequência, coloque o queixo gorgonzola e mexa bem. Ele começa a derreter e o molho vai ficando mais esverdeado. Bonita fusão. Depois que ele esfacelar, junte o creme de leite. A quantidade está diretamente relacionada ao sabor mais intenso que você quer que o molho fique.

- Quanto mais creme de leite, mais suave fica a gorgonzola. Experimente e regule sal e pimenta. Monte a mssa já cozida em pratos, despeje o molho por cima, jogue o mix de castanha do Pará e nozes e acrescente queijo parmesão ralado. Bom apetite!

6 comentários:

Dan disse...

Não deu pra quem quis, de tão bom!

Follow Iraheta disse...

Que delícia!! Eu nem curto tanto pêras, mas a imagem desta tua receita ficou mega-apetitosa! E eu adoro castanhas e gorgonzolas. Nham! Boa sorte na reta final do Master!

Max José Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Rapaz... isso aí deve ficar é muito bom, hein!

Vou tentar fazer e tirar onda!

Abs,

Max

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

"... assim, numa noite destas aqui em casa, juntei o que tinha na geladeira, liguei para três amigos. Fui logo avisando. Não será nada de outro mundo..." A mistura perfeita, o amor, diversão, amigos, sonhos, desejos e temperos!!!
Mandando muito bem Rodrigo.