segunda-feira, 27 de setembro de 2010

EU RECOMENDO // Um passeio pela alma parisiense


Por Carol Nogueira (*)
Convidada especial do Gastronomix


“Numa cidade famosa por seus restaurantes, escolher um deles, unzinho só, é uma missão inglória. Tenho dezenas de preferidos-incontornáveis – e olha que eu nem sou de frequentar os grandes chefs.

Claro que amo comer bem, mas o que eu procuro quando vou a um restaurante é muito mais do que isso. Junto da comida gostosa, eu quero a alma do lugar. Para fazer sentido, tem de ter uma história.

Escolhi o Mamie Gâteaux justamente por isso. Primeiro, ele não é exatamente um restaurante, mas uma casa de chá-café-patissêrie que vende tortas, bolos, saladas – uma das partes da cozinha francesa que mais me seduz. Fundada em 2005 por um casal nipo-francês, a casa é a cara dos donos – aquelas pessoas que vivem cercadas de tudo do que gostam, trabalhando numa escala humana com cuidado e delicadeza.

Ao lado do salão de chá-restaurante, existe uma loja-conceito de objetos selecionados, garimpados pelo mundo e decorados em embalagens especiais. Aventais, objetos de decoração, pirulitinhos em formato de cereja… a sobriedade e delicadeza dos orientais com o charme francês.

Um pouco mais longe, a marca tem também uma brocante – uma espécie de brechó de objetos antigos, escolhidos a dedo em sintonia com o espírito dos “bolinhos da vovó”. Louças e formas antigas, objetos escolares, luminárias suaves – tudo evoca a infância de antigamente, a nostalgia do momento da volta da escola, com um bolo quentinho saindo do forno.

E é aí que entra a casa de chá propriamente dita, que funciona no número 66 da rue du Cherche-Midi. Tortas salgadas, saladas, cakes simplíssimos e deliciosos, com receitas que variam de acordo com os produtos frescos do dia. Releituras espertas de sobremesas clássicas e, para o grand finale, um chá perfumado que já vale a visita.

Quer mais um motivo para não deixar passar por lá? O Mamie Gâteaux fica no epicentro da moda verdadeiramente parisiense – bem longe da Galeria Laffayette, a dois passos do Bon Marché.

Um verdadeiro passeio pela alma dessa cidade deliciosa”.

Mamie Gâteaux
66 rue do Cherche-Midi
6ème arrondissement
Paris - França
Metro: Sèrvres-Babylone, Saint-Suplice
Aberto de terça a sábado, 11h30-18h. Almoço até 14h30.

(*) Carol Nogueira é jornalista e escreve o blog Le Croissant, diretamente de Paris, onde vive com o marido e os gêmeos João e Pedro. Ela assina todas às quintas-feiras, Carta de Paris, suas impressões sobre a cidade luz, publicada no Blog do Noblat.

Nenhum comentário: