quarta-feira, 25 de agosto de 2010

AO PÉ DO OUVIDO // Duas brasileiras



Por Rosualdo Rodrigues

Ando escrevendo muito sobre música estrangeira por aqui, né? Então, vamos falar hoje de dois novos discos de artistas brasileiros. Duas artistas, na verdade. Roberta Sá e Silvia Machete, que acabaram de lançar, respectivamente, Quando o canto é reza e Extravaganza. Dois discos bem diferentes entre si mas igualmente ótimos.

Roberta Sá, que já encanta com aquela voz limpa, um jeito de cantar natural, sem floreios, desta vez traz um "plus a mais", a companhia do Trio Madeira Brasil, que é quem toca durante todo o disco. Lindos arranjos para músicas do compositor Roque Ferreira, um baiano que já foi gravado por Maria Bethânia e Alcione, entre outros. O disco é todo dedicado a ele, com músicas na maioia inéditas, que Roberta e o pessoal do Madeira Brasil foi buscar na mão do autor, lá no Recôncavo Baiano. Só três são regravações, que mesmo assim ganharam versões bem diferentes.
É música tradicional brasileira, com um requinte, uma modernidade...
Já Silvia Machete chegou arrasando com Extravaganza, que tem ares tropicalistas a começar pela capa. Como ela ganhou notoriedade com um disco gravado ao vivo, lançado também como DVD, e sua (deliciosa) performance no palco chama muito atenção, alguém poderia até pensar que, no caso de Silvia, a música tivesse que estar sempre ligada ao jogo cênico... Pois não. Extravaganza é música de primeira, sem precisar se apoiar nas performances ao vivo.
Começa com uma ótima versão de Noite torta, de Itamar Assumpção, mas prevalecem as músicas próprias, feitas em parceria com veteranos como Erasmo Carlos (Feminino frágil) e Hyldon (Coração valente) e gente nova, caso de Márcio Pombo (Meu carnaval) e Rubinho Jacobina (Vou pra rua). E é um disco cheio de diferentes tons. Vai da efusividade de Tropical extravaganza à delicadeza de Fim de festa (as duas de Fabiano Krieger).
E achei Vou pra rua a cara de Caetano Veloso no auge da Tropicália... Só faltou o arranjo de Rogério Duprat.

Nenhum comentário: