segunda-feira, 5 de julho de 2010

EU RECOMENDO // Comendo na Praça em Belém


Por Marcelo Katsuki (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Toda cidade grande tem a sua Praça da República, mas poucas são tão belas e encantadoras como a de Belém do Pará. Ampla, arborizada, cercada por prédios históricos, como o Teatro da Paz (foto abaixo) e cheia de coretos e fontes. E o que mais me impressionou: limpa.

A praça está localizada na área central de Belém, que tem um comércio movimentado durante a semana, mas cede espaço ao lazer familiar no domingo. Nesse dia acontece a feirinha de artesanato que ocupa toda a lateral da praça, em um corredor arborizado que fornece sombra e brisa fresca. Um oásis no calor paraense.

Mas o bom mesmo é adentrar o gramado e descobrir as praças de alimentação que surgem espontaneamente com famílias reunidas sob as árvores para um almoço dominical diferente. E quem não quiser cozinhar, pode comprar comida nas inúmeras barraquinhas com pratos típicos como o delicioso Arroz Paraense, a Maniçoba e o delicado Vatapá com camarão seco local, menos salgado e muito saboroso.

Os preços são sempre convidativos e as comidas bem apresentadas, protegidas por filmes plásticos e servidas por cozinheidas de avental e toucas descartáveis. Provei um delicioso Arroz Paraense com vatapá, jambu e camarão seco por seis reais (foto acima). E depois fiz uma das coisas de que mais gosto: escolhi a sombra sobre o gramado mais verdinho e fiz a sesta mais gostosa que a brisa poderia me proporcionar. Em plena praça central, dá para acreditar?”

MAPINHA AQUI
http://migre.me/SQR3

Marcelo Katsuki é editor de arte de Novas Mídias do Grupo Folha. Formado em arquitetura, Kats está sempre em busca de novos sabores, seja testando receitas em casa ou saindo para conhecer novos restaurantes. Cozinheiro formado pela Escola de Gastronomia João Dória Jr e sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers, Kats também é DJ pela Drum Lab. Ele escreve o blog Comes e Bebes

3 comentários:

Daniel disse...

Uau, que programaço! Comida delícia nesse parque super convidativo! Adoro esse tipo de passeio que faz com que eu me sinta um local.

Cibele disse...

Kats, você sempre surpreendendo! Quando vi sua foto aqui, achei que fosse recomendar um restaurante descolado de Sampa. Ledo engano! Você nos apresenta comidinha de rua em Belém! Adorei! Super cool!

Doralice Araújo disse...

O Kats consegue deixar o paraense bem alegre. Ele trouxe o melhor para o Gastronomix. Sou paraense saudosa em Curitiba, mas sempre atenta a tudo que recupere as boas notícias sobre Belém, capital do estado do Pará.

O texto é encantador, as referências fidelíssimas e as fotos "bem malvadas" para quem conhece de pertinho e está distante do Pará. Com esse artigo não é apenas a querida Belém que ganhará novos olhares, mas sim o modo de descrever lugares brasileiros e atentar ao melhor do que ele dispõe ao visitante.

Vale a pena conferir as postagens do Kats, centradas longamente no Comes e Bebes(Folha de S.Paulo) sobre a temporada desfrutada, sob o calor nortista, mas em boas companhias em Belém. O leitor do Gastronomix não poderá deixar de ler e mais se entusiasmar com o tema. Recomendo.