sexta-feira, 30 de julho de 2010

DRINK_ME // Crostas, o arremate do drink


Por Juliana Raimo

A mais antiga crosta de drink que conheço é a borda de sal da famosa Margarita. Hoje, há uma tendência de finalizar um drink com uma crosta na borda dos copos de diversos temperos e misturas.

A dica para a borda de sal da Margarita é desidratar o sal um pouco em uma frigideira (só por mantê-lo em contato com o fogo) e obter uma textura mais seca e fina. Assim, ao passar o limão na borda da taça e depois virar o copo para absorver o sal, você vai perceber que a borda fica mais delicada e por consequência mais leve e saborosa ao se misturar com o drink em si.

Aqui selecionei alguns drinks que apresentam esta característica, borda crostada, e suas diversas combinações para você brincar de misturar:

Bloody Mary, do Sonique Bar (borda de sal de aipo)

É composto de vodka lemon, suco de tomate com wassabi (tempero exclusivo da casa) e é servido no copo martini com uma fina borda de sal de aipo. Este sal pode ser adquirido em diversos empórios e, em SP, costumo comprar na Bombay*. Fica super saboroso e da um toque mais sofisticado ao tradicional drink.

Margarita de Tamarindo, L’Entrecôte de Ma Tante (borda de açúcar e pimenta rosa)

Feita com tequila Olmeca Reposado, Cointreau, suco de tamarindo (obtido por meio de uma pasta tailandesa) leva uma borda crostada de açúcar e pimenta rosa. Harmoniza muito bem com a bebida.

Black Lava Margarita, Ping Pong (crosta de sal negro, havaiano)

Une a tequila o Cointreau e o suco de limão com um pouco de açúcar de baunilha artesanal e uma borda de sal negro (havaiano) que faz toda a diferença. Este sal, pelo informado no restaurante deve ser importado de Londres. Mas não custa sondar os grandes empórios brasileiros.

Corleone, Tapas bar (crosta de açúcar e gengibre)


Mistura o Gin Beefeater, Cointreau, Limoncello Snaps e suco de dois limões. Servido em taça martini com uma fina e essencial crosta de gengibre(em pó) e açúcar, é um drink que une o cítrico com o doce na medida certa.

A dica é preparar as misturas das crostas em pequenos vidrinhos, etiquetá-los e deixar a mão para o próximo drink. Assim você amplia seu bar com “temperos” exclusivos.

- Sonique Bar, rua bela cintra, 461, Consolação, São Paulo + 55 11 2628 8707
- L’Entrecôte de Ma Tante, rua Doutor Mário Ferraz, 17, Itaim São Paulo + 55 11 3034 532
- Ping Pong, Ping, rua Lopes Neto, 15 Itaim São Paulo + 55 11 3078 5808
- Tapas Bar, rua Augusta 1246, Consolação, São Paulo tel 2574 1444
* Bombay, rua ministro rocha azevedo, 856 Jardins, São Paulo + 55 11 3083 3999

2 comentários:

Daniel disse...

Nossa, Ju! Alucinei com essa margarita de tamarindo!

Anônimo disse...

é uma delicia mesmo! bjo ju