terça-feira, 20 de julho de 2010

AO PÉ DO OUVIDO// Sobre uns e outros...



Por Rosualdo Rodrigues

De tanto escrever sobre música, tem hora que ouço algo e não tenho nada a dizer. Vontade só de ouvir ou não ouvir, se não quiser. Aphrodite, o disco novo de Kyle Minogue, por exemplo, que tá rolando aqui agora... Legal. Adoro a Kyle, mas, sei lá, por que ter sempre argumentos? Cansa. Por isso, este post vai ser uma miscelânia de comentários rápidos sobre coisas que passaram por meus ouvidos recentemente.

Gostei demais do segundo disco solo do Marcelo Caldi, Cantado. Muito conhecido como produtor, o Caldi. Aliás, um dos melhores do momento. Mas o cara é também bom cantor e compositor. E fez um disco (o segundo dele) onde o som da sanfona amarra uma infinidade de influências. Brejeiras, urbanas, música brasileira tradicional com um toque de modernidade. Elza Soares, como sempre ótima, dá ainda mais tempero a Guerra é guerra. Muito linda também Espinheiras, dele e Hermínio Belo de Carvalho, um tango com ares meio chico-buarque...



Delicioso é Normal as a blueberry pie - Tributo a Doris Day, de Nellie McKay, uma cantora americana (ainda que nascida na Inglaterra), que faz uma linda homenagem a Doris Day, tirando o excesso de açúcar das canções da cantora-atriz e recriando-as em interpretações quase minimalistas, com poucos instrumentos, sem floreios vocais... Tem uma versão maravilhosa de Medidation (Meditação, de Tom Jobim).

Outro que me surpreendeu, positivamente, foi o Meu segredo mais sincero, em que Leila Pinheiro canta músicas de Renato Russo e Legião Urbana. Surpreendente, aliuás, para qualquer um que esperava mais uma pancada de versões arrastadíssimas como ela já tinha feito antes (em Tempo perdido, por exemplo). Leila diversifica arranjos, encontra no repertório do Renato músicas que se adequam mais a sua voz, e faz um disco no mínimo interessante. As versões de Daniel na cova dos leões e Metal contra as nuvens são as melhores.

E acho que por hoje é só.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Kylie arrasa!