sábado, 12 de junho de 2010

GASTRONOMIX // Receita para os namorados

Minha amiga, Louisianne Paskalle, liga de Natal e me promete que, no dia dos namorados, pediria ao chef Ricardo Souza uma receita bacana para os leitores do Gastronomix. Olha que beleza o presentinho do chef, que trabalha há 16 anos na área de gastronomia e, recentemente, foi eleito chef revelação em um festival Gastronômico em Campos do Jordão. Para completar, a sommelier Eliane Soares harmonizou o prato. Vamos a receita:

Robalo em crosta de castanha de caju, com creme de alcaparra e ervilha fresca


Ingredientes
- 180g de robalo
- 2g de anis estrelado
- 25 ml de azeite de oliva
- 100g de batata lisa
- 10g de castanha de caju
- 1g de cebola roxa
- 15 ml de creme de leite
-30g de ervilha fresca
-1/5 do maço de endro/ dill
- 2g de limão
- 7g de manteiga
- 1g de pimenta
- 2g de sal
- 25g de tomate
- 40 ml de vinho branco

Preparo
Robalo em crosta de castanha de caju
- Tempere o serigado com sal, pimenta, anis estrelado, azeite extra virgem e vinho branco, leve ao fogo, deixando dourar os lados. Em seguida, prepare uma crosta com a castanha de caju, endro dill e azeite extra virgem. Passe uma camada espessa sobre o serigado. Leve ao forno a uma temperatura de 170° por 3 minutos e reserve.

Creme de alcaparra e ervilha fresca
- Retire o sal da alcaparra de forma que não fique pesado o sabor.Em seguida, doure um pouco de cebola roxa com azeite e ervilha fresca, acrescente um leve toque de creme de leite, doure tudo, e com ajuda de um mix triture tudo de forma que vire uma pasta homogênea, corrigindo a sabor com sal e pimenta. Pegue metade do creme, recheei a massa e amarre com uma tira de alho-porro, leve-a ao fogo para cozinhar, deixe ao dente e reserve.

Telha de batata
- Retire a casca da batata lisa, corte em tiras com ajuda de um mandolin. Em uma frigideira ante aderente, dê um leve toque de azeite. Em seguida, acrescente as tiras de batatas de forma alternada, doure um lado e depois o outro, retire o excesso do óleo da batata com ajuda de um guardanapo e reserve.

Massa do tipo Gnhocci (Formato trouxinha)
Ingredientes
- 200g de farinha de trigo
- 2 gemas de ovo
- 3ml de azeite extra virgem
- 5 ml de cachaça

Preparo
Junte todos os ingredientes e leve à batedeira. Bata em uma rotação baixa, acrescentando a água aos poucos, deixando dar um ponto de consistência que seja favorável para cilindrar.


PALAVRA DE ESPECIALISTA - sommelier Eliane Soares (*)

“Como sugestão para harmonização do prato do dia dos namorados, teremos um vinho espanhol, Marquês Riscal Rueda, da Região de Rueda que fará uma excelente companhia ao robalo, um dos peixes mais valorizados da Europa. Que apesar de se tratar de um peixe de água salgada, tem inclinação natural por água doce, tornando assim seu sabor suave e delicado, com textura macia e firme.

Os vinhos brancos em geral irão fazer bonito, porém o Marquês Riscal Rueda tem características peculiares. Possui uma cor amarelo âmbar, com reflexos esverdeados e aromas intensos de frutas frescas. Sua pouca acidez favorece ao pré-preparo (marinado do peixe que acompanha, entre outros, anis estrelado), conferindo-lhes sabores mais complexos.

Suas notas de florais e caramelo produzem um toque final em conjunto com o creme de ervilha e alcaparra, que complementa o prato. Seu equilíbrio alcoólico (13,5 GL) propicia captar a junção de sabores inigualáveis ofertados pela iguaria”.

(*) Eliane Soares atua como maitre há 10 anos, passando pelos Hotéis do Grupo Sehrs, Ocean Palace e Hotel Gloria. É instrutora de cursos relacionados a alimentos e bebidas, em especial, na área de vinhos, do Senac Barreira Roxa e é palestrante em Congressos da área de Gastronomia.

4 comentários:

Anônimo disse...

tá um luxo esse post!!!!

Anônimo disse...

nossa que prato lindo!!!
amei a receita.
parabéns.

será que o chefe da aula???
b

Anônimo disse...

Sim. O Chef Ricardo Souza possui um pacote de aulas que pode ser adequado em função do público. Contato: (84) 91754778 ou lica.sa@hotmail.com.

aline (serhs natal) disse...

se estiver gostoso,assim como está lindo... hummmmmmmm
parabéns