terça-feira, 15 de junho de 2010

GASTRONOMIX // Peixada em ritmo caseiro


Tem um lugar em Brasília que quase nenhum turista conhece e poucos brasilienses frequentam. A Vila Planalto é a parte mais preservada da história da capital. O local fica no caminho entre o Palácio do Planalto e o do Palácio da Alvorada. Neste bairro, morava boa parte dos candangos que veio construir a cidade. Brasília foi “fermentada” com o suor destes trabalhadores, com barro e com concreto. Assim, ela cresceu.

E guardou na Vila Planalto os sabores trazidos pelas famílias das diversas regiões do país. Lá, é possível encontrar um pouco de cada lugar – desde o tradicional churrasco gaúcho, passando pelo paladar mineirinho dos conterrâneos de JK até o axé das moquecas e peixadas baianas. Se engana quem pensa que Brasília não tem esquina. Tem sim: Esquina da Vila, onde os pratos chegam à mesa borbulhando.

O ambiente é simples. A proposta é essa. Mesas de madeira, paredes com detalhes em bambu, teto de palha e três grandes janelões que dividem o salão interno de uma varanda. O atendimento foi rápido e eficiente. Olha que o local estava cheio e os seis amigos que estavam comigo, famintos. Embalamos numa cerveja bem geladinha e num bom papo.

Daqui a pouco, vieram as telhas com a peixada. Tinindo de quente. Bem temperada, com pimentões, coentro, cebola e dendê. Uma delícia. Pedimos duas e serviu sete pessoas, com direito a repeteco de leve. O cardápio possui dezenas de opções com peixes e frutos do mar e os pratos, sendo divididos, não ficam tão caros.

Peixada amarela com camarões pequenos (R$ 91,00)
acompanha arroz, pirão, farofa e vinagrete

A Esquina da Vila é apenas uma das boas opções na Vila Planalto para quebrar a mesmice dos restaurantes do centro da cidade. Dali, vale uma esticada para uma rede mais próxima ou para a bela vista do Lago Paranoá.

Esquina da Vila
Rua 1 Lote 1 – Acampamento DFL
Vila Planalto - Brasília
Telefone: (61) 3306 2539

2 comentários:

Anônimo disse...

as peixadas, divididas, até ficam em conta. mas acho meio salgado o preço dos pratos individuais... e das sobremesas, então, nem se fala.

Bebel disse...

Gosto da Vila Planalto pq parce uma cidadezinha do nordeste. É tão tranquilizante...