quarta-feira, 16 de junho de 2010

AO PÉ DO OUVIDO// Duas boas... ótimas novidades













Por Rosualdo Rodrigues


Ando ouvindo muita música brasileira, como sempre, por obrigações profissionais. Talvez por isso, nos momentos em que posso escolher, prefiro música internacional (isso, de certa forma responde ao comentário feito por Luciano ao post de duas semanas atrás). Além disso, nenhum lançamento nacional me empolgou desde Hein?, de Ana Cañas, Vagarosa, de Céu, e Iê iê iê, de Arnaldo Antunes, todos do ano passado. Ou melhor, nada tinha me empolgado até eu ouvir Agora que o céu vai ficando claro, de Regina Machado, e O ano 1, de Jorge Ailton. São dois discos ótimos. E muito diferentes um do outro. O primeiro é delicado e intimista. O outro é vigoroso, enérgico, pra cima.

Regina Machado tem formação de cantora lírica. Daí trouxe o rigor no uso da voz, a afinação precisa, ainda que se mostre cada vez mais à vontade como intérprete de música popular, livre da empostação típica do erudito, unindo a disciplina à emoção na medida exata.

Em Agora o céu... ela é acompanhada somente por dois violões (tocados maravilhosamente por Italo Peron e Norberto Vinhas) em nove canções de Fred Martins, Chico Saraiva, Celso Viáfora, Dante Ozzetti e Luiz Tatit, entre outros autores. Voz e violões, apenas. Parece simples. Mas aí é que está a sofisticação do disco, um desses em que a riqueza de detalhes rompe as barreiras entre popular e erudito.

Jorge Ailton já tocou baixo para artistas como Paula Toller e Sandra de Sá, entre outros. Surpreende em seu primeiro disco como cantor, O ano 1. Não só porque canta muito bem, mas pela sonoridade pop com levada roqueira destilada em ótimas composições (bem elaboradas, mas grudentas como convém ao pop), pelas letras instigantes, pela impressionante energia mantida ao longo do disco.

O ano 1 não dá tempo de o ouvinte desligar o som entre uma faixa e outra, porque elas parecem ter sido feitas para serem tocadas em uma única sequência... Todas compostas pelo próprio Ailton, com diferentes parceiros. Um deles é Paula Toller (Coração retrô), por cujo selo, o La Toller, o disco está sendo lançado. O ano 1 dá um gás no pop-rock nacional... E a ouvidos cansados do rame-rame do gênero.

Para ouvir Jorge Ailton no YouTube
http://www.youtube.com/watch?v=wgURrDSmNJQ&feature=related

Nenhum comentário: