terça-feira, 8 de junho de 2010

GASTRONOMIX // Istambul moderna é 360

Istambul é uma das cidades mais encantadoras em que pus meus pés. A mistura do mundo moderno e antigo, do religioso e do profano, dos piercings e dos lenços na cabeça instiga e atrai olhos sensíveis a conhecer uma cidade ímpar.

A cidade velha e a nova são separadas por uma ponte (pode-se caminhar por cima e por debaixo dela). Na verdade, mera formalidade. Mas ela une dois mundos distintos. O coração da parte moderna é a rua Istiklal Caddesi, em Beyoglu.

Lá, lojas de grifes ocidentais, rede de restaurantes e cafés moderninhos se misturam com
tradicionais kebaberias e livrarias antiqüíssimas. O clima da rua é o máximo. Vale a pena ficar parado em um cantinho e observar o movimento, o vai e vem, às vezes, acompanhado pelo famoso trem que corta toda a rua e leva até o início do bairro de Taskin.

Caminhando pela rua, eu e Daniel chegamos ao endereço desejado para almoçar: o moderníssimo 360. O restaurante está num prédio do século 19. Pegue o elevador e vá até o último andar. Pelo chão, adesivos indicam o rumo. À noite, o lugar ferve de jovens e a balada rola solta. Mas queria experimentar a comida fusion do local sem muito barulho.


O 360 é bem bacana. O bom gosto da decoração impressiona. Pé direito alto, parede de tijolo aparente e alguns sofás em formato de U para grupos de amigos (em várias cores como marrom, laranja, branco) são o cartão de visita.


Couvert: muffin de milho, pães, frios e azeite aromatizado

Raki Melon e Raki Mojito – 20 TL (cada)
Raki, melão e manjericão // Raki, hortelã e soda
É uma espécie de whisky turco com leve sabor de anis

Carpaccio de carne com mostarda de wasabi e salada de gengibre – 17 TL

Peito de pato com cerejas frescas, ostra, cogumelos e espinafre – 39 TL

Filet com molho de gorgonzola, batatas e aspargos no balsâmico – 37 TL

Para completar a experiência, do lado de fora, há um deck-terraço amplo. Mais sofás em formato de U e uma vista de tirar o fôlego de tãooooooo bela. De um lado, o estreito de Bósforo. Do outro, a vista da cidade velha e suas mesquistas e minaretes monumentais. Realmente, espetacular!

360
Istiklal Caddesi - Misir Apartament n.311
Beyoglu – Istambul (Turquia)
Telefone: +90212 251 1042 43
http://www.360istanbul.com/flash.html

3 comentários:

Betânia disse...

Ótimo texto! E excelente descoberta! Parabéns!

Andréia disse...

Nooooosssaaaa! Esse pato com cereja tá com cara de ser uma loucura!!!
Por acaso TL é a moeda local? Significa o quê?

popfabi disse...

TL é Turkish Lyra, a moeda local. Agora, Rodrigo, serei obrigada a voltar a Istambul só pra conhecer esse local! : ) AMEI a cidade, voltaria de qualquer maneira...hehe