quarta-feira, 9 de junho de 2010

AO PÉ DO OUVIDO// Quando o amor acaba...


Por Rosualdo Rodrigues

Acredito que todo mundo tem um cantor/cantora/banda de que gostou muito em determinado momento da vida, mas perdeu o interesse com o passar do tempo. Pensando bem, as relações entre humano e música são parecidas com as que se estabelecem entre humano e humano.

Duram enquanto dura o encanto, duram enquanto dão barato... Uma hora simplesmente acaba. Ou porque você mudou, ouviu e aprendeu outras coisas e o som daquele artista já não supre suas expectativas, ou porque o músico enveredou para outro lado que você não acha tão interessante... Ah, e pode acabar também porque o cara fez uma cagada fora de cena e acabou ganhando sua antipatia.

Enfim, pessoalmente, posso citar o caso de Björk, de quem eu era fã nos primeiros discos solos (na verdade, gostava desde quando ela era vocalista do Sugarcubes). Com o tempo, ela foi ficando mais e mais experimental, mais e mais estranha e fui perdendo a paciência. Acho que nem os que incensam Björk conseguem mais escutá-la... Ou pelo menos não um disco inteiro. Cá pra nós, para mim, a islandesa se tornou um chata de galocha (e não me venham com argumentos de crítico. Neste caso, é não gosto e pronto).

Curiosamente, foi o caminho contrário de Fagner, que era meu ídolo na adolescência. Adorava Manera Fru Fru, Orós (superexperimental), Ave Noturna... Todos discos que destoavam do que entendia por uma música mediana. Aí ele foi ficando cada vez mais mainstream e fui deixando de lado até o ponto de ignorar por completo o que ele andava cantando.

Mas, claro, as relações que se acabam podem render um reencontro aqui e ali, só pra relembrar os velhos tempos. A gente não fica de mal de tudo. Vez em quando cava um disco do ex-admirado e mata as saudades. Corre até o risco de ouvir assim de passagem o trabalho mais recente para ver se ainda dá tesão... Afinal, amores acabam, mas podem reacender, quem duvida?

10 coisas de que gostei um dia e deixei de lado:
1 ) Björk
2 ) Raimundo Fagner
3 ) Joe Jackson
4 ) Zizi Possi
5 ) Alyson Moyet
7 ) Gal Costa
8 ) Arrigo Barnabé
9 ) Vânia Bastos
10 ) Beto Guedes

Nenhum comentário: