sexta-feira, 4 de junho de 2010

DRINK_ME // Bebidas que aquecem


Por Juliana Raimo

Neste frio que está fazendo em São Paulo, só consigo pensar em drinks “quentes”. Pesquisando algumas receitas e pensando no mês que acaba de entrar, uma ótima sugestão é nos aventurarmos no preparo do nosso famoso quentão ou, para quem não gostar de cachaça, outra bebida que leva vinho tinto e conhaque. Fiquem com uma opção “gringa” e outra “caipira”.

Vin Chaud (vinho quente)

Ingredientes
- 1 garrafa de vinho tinto (Beaujolais)
- 4 palitos de canela
- 5 cascas de laranja (reserve algumas para os copos)
- 4 colheres de sobremesa de açúcar
- 2 sementes de cardamomo
- 5 cravos da Índia
- 1/3 de xícara de conhaque

Misture todos os ingredientes (menos o conhaque) em uma panela. Aqueça sem deixar ferver. Assim que o açúcar dissolver, sirva as canecas ou copos e despeje, por último, o conhaque. Decore com um palito de canela (mexedor) e uma casca de laranja.

Quentão*


Ingredientes
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 ½ xícara (chá) de água
- 50g de gengibre cortado em fatias finas
- 1 limão cortado em rodelas
- 4 xícaras (chá) de pinga
- 3 cravos da Índia

Coloque o açúcar em uma panela em fogo alto, mexendo de vez em quando até caramelizar. Acrescente todos os ingredientes, menos a pinga, e mexa até dissolver o açúcar. Junte a pinga, com cuidado, de preferência fora do fogo para não incendiar. Misture e deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos. Sirva em caneca de barro ou louça, para não tirar o sabor do quentão.

Rendimento
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 8 doses

*Quentão é uma bebida
quente tradicionalmente servida durante as quermesses e festas juninas no Brasil. Consiste em uma mistura aquecida de aguardente, gengibre, açúcar e especiarias. Segundo o folclorista Amadeu Amaral, o quentão é uma palavra de origem caipira.

Aproveite as festas juninas que já começaram!

Um comentário:

Anônimo disse...

adoro a combinação de quentão com frio de junho!!