sábado, 29 de maio de 2010

GASTRONOMIX // Aristocampo, autêntico italiano


Na Itália, come-se bem. Sei que é redundante falar. Agora, o visitante precisa aprender a separar o joio do trigo. Nem toda massa é boa. E não é toda cantina ou trattoria que você vai comer e sair falando maravilhas. Calma lá. Pesquise e tome cuidado para não ser enganado. Fuja, com asinhas nos pés, do menu turístico. Mas se quiser arriscar, saiba que – provavelmente – você não estará degustando uma comida interessante. E vamos combinar: o que vale nestas viagens são os momentos prazerosos, né?

Caminhando por umas das ruas principais do bairro de Trastevere (Roma), Via della Lungaretta, você vai ver um pouco de tudo. De restaurantes tradicionais, passando por fast food, aos de menu turístico. E, no meio desse oásis, vai encontrar o Aristocampo - uma cozinha italiana autêntica e cheia de charme. Foi um dos melhores restaurantes que comi em 12 dias de jornada italiana.

A entrada é simples. Ao mesmo tempo, convidativa. Dizeres no quadro escritos a giz dão o tom do clima do restaurante. “Nós somos contra guerra e menu turístico”. E os funcionários se orgulham das comidas serem feitas com produtos frescos e com um ingrediente indispensável para uma boa comida: carinho.

O encanto e a simplicidade da entrada – com bacia com alcachofras, legumes e verduras frescas – são correspondidos com o interior. No Aristocampo, as mesas são próximas, uma tradição bem italiana, há garrafas de vinho penduradas no teto, cachos de pimentas secas com fotografias em preto e branco e mesas com toalha quadriculada vermelha e branca.

Pronto: prepare-se para o melhor. O que será servido. Peça também vinho da casa (500ml custa 6 euros)

Brusqueta de tomate e rúcula e manjericão (4 euros)
Bem temperadinha e bem servida.

Polpette ao sugo com torradas (10 euros)
Tenra, com molho picante e leve

Papardelle com molho de tomate fresco picante (10 euros)
Desculpe, só comendo. De uma leveza incrível. Massa feita pela casa.

Tiramissu, o Autêntico (5 euros)
O que é isso, meu São Genaro!!!!

Pecorino com geléia de figo (7 euros)Entradinha light, boa combinação

Involtini de berinjela com tomate e molho pesto (7 euros)
No ponto: salgadinha para quebrar o amargor

Strozzapetri all’amatriciana (tomate, bacon, cebola e pecorino – 9 euros)
Aquela combinação italiana perfeita. Massa al dente, molho quentinho

Espinafre cozido com limão siciliano (5 euros)

Não tive dúvida, depois de um jantar divino, eu e Daniel voltamos em outro dia para almoçar (quatro últimos pratos). Encarar o cozinheiro e atendentes logo pela manhã para ver se o bom humor nos temperos se dava do mesmo jeito. Mais outra experiência para saborear e lembrar. Tudo ao som de jazz.

Aristocampo
Via Della Lungaretta, 75
Trastevere – Roma
Telefone: (065) 8335530

Um comentário:

Jose Lopez disse...

Falaaaaaaaaaa Rodrigo,
Tanta coisa boa rolando, não é mesmo??? que fica até difícil fazer comentário mas meu amigo Ristocampo é imbatível... é muita água na boca!!!! é de encher os olhos todos esses pratos. Tô passando por aqui para pegar algumas dicas da españa em breve (jejejejejej). ¿Dónde está Malu e Miguel and javier? Bom domingo!!!abs
Will