domingo, 30 de maio de 2010
GASTRONOMIX // Alcachofra, cogumelos e tomilho
Ser cuidado é bom demais. Ontem, meu amigo Rosualdo resolveu fazer um rigatone (massa “canudinho”) lá em casa na hora do almoço, já que o mancebo chegou de férias em João Pessoa e eu estou me recuperando de uma amigdalite e não posso sair de casa. Colocamos o papo em dia.
Desta vez, fiquei na espreita observando o delicioso molho feito com alcachofras, cogumelo shitake e tomilho. O som rolava e ele lá mexendo a panela, de onde brotava aquele cheiro. Olha, não costumo elogiar por elogiar, mas o resultado dessa combinação ficou simplesmente espetacularrrrrrr. Toda a massa foi consumida, assim como o todo o molho. Quase saiu briga para raspar a panela. Tente em casa e você verá o que estou falando. Felicidade é pouco!
Massa com alcachofra, cogumelos e tomilho
Ingredientes
- ½ xícara de cogumelo seco
- 1 xícara de caldo de carne (ele fez na hora)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola pequena picada
- 1 colher de sopa de tomilho fresco picado
(ou 1 colher de chá de tomilho seco)
- sal e pimenta
- 400 ml de creme de leite
Preparo
- Bom, comece hidratando os cogumelos com caldo de carne (simples: coloque uns 200g de cubos de carne em uma panela com cebola picada, tomate, um poço de azeite e sal. Adicione água e deixe ferver, mexendo para pegar sabor). Escorra-o e pique-os. Reserve o caldo
- Em uma frigideira, coloque azeite e refogue a cebola, até ela ficar transparente. Acrescente o cogumelo, o tomilho e o coração de alcachofra. Cozinhe por 5 minutos. Junte meia xícara de do caldo do cogumelo e cozinhe por mais 5 minutos
- Tempere com sal e pimenta. Acrescente o creme de leite e cozinhe por mais 5 minutos. Junte a massa recém-cozida ou coloque a massa no prato e depeje o molho por cima. Parmesão sempre cai bem. Bom apetite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário