terça-feira, 18 de maio de 2010

GASTRONOMIX // Rigatone 4+4 - 4 tomates e 4 ervas


Vitor (esquerda), eu e Rosu - cade o xisssssss?

Dias 19 e 20 de maio são aniversários de dois grandes amigos: Rosualdo e Vitor. Para celebrar antecipadamente as datas – já que os dois estão em João Pessoa e Salvador, fiz um jantar na semana passada como forma de presenteá-los. Nada me deixa mais alegre do que isso. Cozinhei das 22h às 3h, de terça para quarta. Tomei uma garrafa de vinho, escutando Diana Krall. E basta!

De entrada, servi crostinis de queijo fresco com figo e molho asiático de pimenta e coentro. Para sobremesa, mousse de caqui com calda de tangerina e limão siciliano. Como prato principal, rigatone com molho de 4 tomates e 4 ervas frescas (tive a sorte de colher na horta de uma outra amiga, Suzana).

Hoje, vou passar a receita da massa. Depois, coloco aqui a entrada e sobremesa, ok? Vamos lá. Ahhh, um detalhe. A quantidade abaixo serve bem 12 pessoas.

Rigatoni 4+4
Ingredientes

- 2kg de rigatone
- 2 bandejas de tomate cereja
- 8 tomates médios pêra (amarelo)
- 8 tomates comuns
- 4 tomates italianos
- 2 ramos de tomilho
- 2 hastes de manjericão
- 2 ramos de alecrim
- 6 raminhos de orégano
- 2 pimentas dedo de moça em quadradinhos
- 1 cebola roxa pequena bem cortada
- 3 dentes de alho cortado em fatias
- azeite
- sal

Preparo

- Lave bem os tomates. Corte os tomates cerejas pela metade. Os outros em cubinhos. Reserve já um pouquinho de cada um deles para decorar.

- Em uma panela em fogo médio, coloque uns três fios generosos de azeite. Em seguida, a cebola roxa pitada e o alho. Acrescente sal e refogue a mistura. Há uma sequência para colocar os tomates. Primeiro, o normal. Mexa um pouco e depois de uns 2 minutinhos, o italiano. Depois, o tomate pêra e, por último, o cereja – mais delicado e menor. Assim, ele cozinha mais rápido.

- Os tomates vão soltar água. É normal. Misture as ervas. O manjericão entra cortadinho. O alecrim e o tomilho, debulhados. O orégano, inteiro. Nessa hora, acrescente também a pimenta dedo de moça.

- Deixe cozinhar para que as ervas soltem seu aroma com o calor do caldo e “grudem” nos tomates. Regule a quantidade de sal. Experimente, corrija qualquer sabor, caso queira acentuar alguma erva e pronto. Fácil e rapidinho.

- Sirva em cima da massa já cozida. Coloque parmesão ralada e um fio de azeite em cada prato. Enfeite com as ervas e com os tomates frescos. O sabor fica ótimo e o visual, idem.

3 comentários:

jwl disse...

Falaaaaaaa Rodrigo,

Qto tempo!!!! cara estive em Brasília a semana passada...Lembrei de Você!!! e sua dicas pena que não pude colocar em prática. Esse Rigatoni 4+4 tá com uma cara colocar em prática em breve.
Gde abraço
Will

Rodrigo Caetano disse...

Willllllllllll,
que bom que está de volta.
Sentimos sua falta por aqui nos comentários. Não suma, hein?

Coloque o 4+4 em prática e conte aqui depois.
abs
Rodrigo Caetano

jwl disse...

Valeuuuuuuuu!!!! sempre por aqui.
abs

Will