terça-feira, 18 de maio de 2010
GASTRONOMIX // Rigatone 4+4 - 4 tomates e 4 ervas
Vitor (esquerda), eu e Rosu - cade o xisssssss?
Dias 19 e 20 de maio são aniversários de dois grandes amigos: Rosualdo e Vitor. Para celebrar antecipadamente as datas – já que os dois estão em João Pessoa e Salvador, fiz um jantar na semana passada como forma de presenteá-los. Nada me deixa mais alegre do que isso. Cozinhei das 22h às 3h, de terça para quarta. Tomei uma garrafa de vinho, escutando Diana Krall. E basta!
De entrada, servi crostinis de queijo fresco com figo e molho asiático de pimenta e coentro. Para sobremesa, mousse de caqui com calda de tangerina e limão siciliano. Como prato principal, rigatone com molho de 4 tomates e 4 ervas frescas (tive a sorte de colher na horta de uma outra amiga, Suzana).
Hoje, vou passar a receita da massa. Depois, coloco aqui a entrada e sobremesa, ok? Vamos lá. Ahhh, um detalhe. A quantidade abaixo serve bem 12 pessoas.
Rigatoni 4+4
Ingredientes
- 2kg de rigatone
- 2 bandejas de tomate cereja
- 8 tomates médios pêra (amarelo)
- 8 tomates comuns
- 4 tomates italianos
- 2 ramos de tomilho
- 2 hastes de manjericão
- 2 ramos de alecrim
- 6 raminhos de orégano
- 2 pimentas dedo de moça em quadradinhos
- 1 cebola roxa pequena bem cortada
- 3 dentes de alho cortado em fatias
- azeite
- sal
Preparo
- Lave bem os tomates. Corte os tomates cerejas pela metade. Os outros em cubinhos. Reserve já um pouquinho de cada um deles para decorar.
- Em uma panela em fogo médio, coloque uns três fios generosos de azeite. Em seguida, a cebola roxa pitada e o alho. Acrescente sal e refogue a mistura. Há uma sequência para colocar os tomates. Primeiro, o normal. Mexa um pouco e depois de uns 2 minutinhos, o italiano. Depois, o tomate pêra e, por último, o cereja – mais delicado e menor. Assim, ele cozinha mais rápido.
- Os tomates vão soltar água. É normal. Misture as ervas. O manjericão entra cortadinho. O alecrim e o tomilho, debulhados. O orégano, inteiro. Nessa hora, acrescente também a pimenta dedo de moça.
- Deixe cozinhar para que as ervas soltem seu aroma com o calor do caldo e “grudem” nos tomates. Regule a quantidade de sal. Experimente, corrija qualquer sabor, caso queira acentuar alguma erva e pronto. Fácil e rapidinho.
- Sirva em cima da massa já cozida. Coloque parmesão ralada e um fio de azeite em cada prato. Enfeite com as ervas e com os tomates frescos. O sabor fica ótimo e o visual, idem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Falaaaaaaa Rodrigo,
Qto tempo!!!! cara estive em Brasília a semana passada...Lembrei de Você!!! e sua dicas pena que não pude colocar em prática. Esse Rigatoni 4+4 tá com uma cara colocar em prática em breve.
Gde abraço
Will
Willllllllllll,
que bom que está de volta.
Sentimos sua falta por aqui nos comentários. Não suma, hein?
Coloque o 4+4 em prática e conte aqui depois.
abs
Rodrigo Caetano
Valeuuuuuuuu!!!! sempre por aqui.
abs
Will
Postar um comentário