terça-feira, 25 de maio de 2010

GASTRONOMIX // Cadê a farinha da farofa?


Abro espaço hoje aqui para uma reclamação recorrente. É sobre algumas farofas de Brasília. Com a palavra, Claudio Ferreira – jornalista e farofeiro:

“Como descendente direto de nordestinos e apreciador de farofas há 40 anos, ando preocupado com os rumos da farofa de ovo. Sempre em busca da iguaria nos cardápios dos restaurantes da cidade, tenho me deparado com uma questão de infra-estrutura culinária: falta farinha na farofa.

Sim, a maioria das farofas de ovos em cartaz atualmente poderia ser chamada, sem medo de exagero, de "ovos mexidos com um pouco de farinha". São pedaços enormes de ovo - alguns do tamanho de uma lente de óculos - com muito pouca farinha em volta. Já tentei argumentar com garçons de vários estabelecimentos.

Alguns me dizem que os cozinheiros seguem o gosto de certos fregueses, que valorizam a farofa que tiver maior quantidade de ovo frito. Tudo bem, não dá para apenas dourar a farinha e salpicar um ovinho para intitular o prato de "farofa de ovos". Mas tijolos de ovo frito empilhados realmente não fazem uma verdadeira farofa.

Nordestinos de nascença, descendência ou adoção: que tal uma campanha pela volta da farinha à farofa de ovo? Enquanto isso, recomendo a farofa de ovos do Francisco, que prova ser possível o equilíbrio entre farinha e ovos. E para quem quiser variar o conteúdo da farofa, imbatível é a que acompanha o picadinho do Fred, na qual o ovo cede espaço para o bacon. Uma verdadeira areia do deserto!!!!”

E você, o que acha? Tem muito ovo na farofa?


Dom Francisco
Setor de Clubes Esportivos Sul
Telefones: (61) 3224 8429, 3226 2005 e 3323 5679
Site:
http://www.domfranciscorestaurante.com.br

Fred
405 Sul BL. B - LJ. 10
Asa Sul - Brasília
Telefone: (61) 3443 1450

4 comentários:

Durval disse...

A estrela da farofa é a farinha. Então é ela que tem que reinar, e não o ovo, oras!

Rosualdo Rodrigues disse...

Adorei Cláudio. Tinha que ser vc. Rsrsrs. Concordo plenamente. Mais farinha já.

Ricardo disse...

Como mineiro por descendência e também farofeiro, apóio incondicionalmente!

Luciano disse...

Gostei do bom humor! Claudito, no Rosso do Park Shopping comi uma farofa de ovos bem decente no fim de semana passado. Talvez vc goste...
[Luciano Milhomem]