segunda-feira, 10 de maio de 2010

EU RECOMENDO // Cantinho polonês no Rio


Cristina Serra (*)
Convidada especial do Gastronomix


“Minha época preferida no Rio de Janeiro é o outono, que acaba de chegar. A cidade, abençoada por Deus e bonita por natureza, recebe uma luz toda especial que a torna ainda mais maravilhosa. E começa aquele friozinho, hum... ideal para cardápios mais quentes, como o do restaurante A Polonesa.

A oferta é variadíssima, mas sempre que vou lá repito os meus favoritos. Quer saber quais são? A sopa de beterraba com creme de leite fresco, servida numa tigelinha, é imbatível à noite. Além do sabor delicado, é lindo o contraste entre o vermelho encarnado da beterraba e a alvura do creme. Comida pra mim é assim: tem que ser agradável aos olhos e ao paladar. Também tem sopa de cerveja, agrião, funghi e alho poró, entre outras (já tomei e recomendo).

Outra delícia: as panquequinhas de batata com creme azedo (o creme vem numa porção à parte e tem uma consistência um pouco mais sólida que um iogurte). A panqueca é tão gostosa que às vezes nem peço o prato principal (há opções como strogonoff, massas, peixe) e vou direto pra sobremesa: o di-vi-no souflê de chocolate. É comer e agradecer aos céus. Tem dois tamanhos: o menor serve de 2 a 3 pessoas. O maior, 5.

O preparo demora, então, é preciso pedir junto com a comida. O prazer começa com os olhos (sempre eles...). O souflê vem com uma pequena chama dentro de uma casca de ovo. Quando chega na mesa, o garçom apaga. Um charme a mais. Tenho que confessar que já cometi o pecado da gula: comi um inteiro sozinha!!!!! O restaurante é pequeno e aconchegante, de uma família de origem polonesa, e fica quase escondido na rua Hilário de Gouveia, em Copacabana. Dois garçons simpáticos dão conta do serviço. Tudo muito simples, como convém, quando a comida é a estrela do lugar”.

A Polonesa
Rua Hilário de Gouveia, 116
Copacabana – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2547 7379

(*) Cristina Serra é jornalista, paraense de Belém, morou no Rio de Janeiro, Nova York e é repórter da TV Globo em Brasília. Como boa paraense, acha que todo ser humano deveria, pelo menos uma vez na vida, comer um caranguejo tirado na hora, à beira da praia, ou tomar um tacacá, ao cair da tarde, em qualquer esquina de Belém.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hummmm!
Deu água na boca!